Sally Mann, Yousouf Karsh, Joel-Peter Witkin

567 palavras 3 páginas
ESPM – RS

Pesquisa sobre: Joel-Peter Witkin, Sally Mann e Yousuf Karsh

Por: Carolina Klafke

Disciplina: Fotografia Curso: Design

Nível: 2 Turno: Manhã Data: 26.08.2013

Professora Ms. Renata Stoduto

1. Joel-Peter Witkin

O fotografo nova-iorquino, além de possuir apurado senso estético, também possui incrível senso de humor. Dos três artistas selecionados, Witkin é, certamente, meu preferido! Gosto da forma como ele trata as imagens, de suas temáticas ousadas e que fogem do lugar-comum. Vejo beleza em sua busca pelo grotesco, e gosto muito dos temas fotografados. A graça de suas obras fala por si só, fazendo deste o mais novo integrante de minha lista de favoritos.

1.1 - Courbet in Rejlander's Pool (1985)
Fotos nas quais os personagens principais aparecem de costas me fascinam naturalmente. Neste caso, além da posição da retratada, sua beleza imperfeita me encanta!

1.2 - Dwarf from Naples (2006)
O ar grotesco e cômico da imagem me chocou, principalmente pela caracterização da retratada. Imagem excepcionalmente expressiva, esta é minha favorita dentre as 3 do fotógrafo.

1.3 - La Giovanissima (2007)
Gosto de fotografias de nus. Essa, em especial, me encanta pela luz utilizada e pelo contraponto entre a pele lisa e alva e o fundo, sujo, velho, escuro.

2. Sally Mann

A artista Americana, uma das mais aclamadas pela crítica especializada, traz em seu trabalho fotografias provocativas, escandalizadoras e polemicas. Suas obras, já expostas e publicadas em diversos países, retratam tanto pessoas quanto lugares de forma a expor a fragilidade, inocência e obscuridade dos mesmos. A escolhi devido a sua coragem de trabalhar com temas polêmicos, tal qual a nudez infantil, belamente retratada em fotos de seus filhos.

2.1 - 1984 a 1991 - Immediate Family (Livro 1922)
A beleza da imagem, polêmica por retratar nudez infantil, é evidente. A

Relacionados