salete

Páginas: 8 (1899 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC
CURSO DE PSICOLOGIA






SUELEN FERNANDES












DEPRESSÃO










PORTO UNIÃO
2013
SUELEN FERNANDES















DEPRESSÃO
Projeto de pesquisa apresentado da disciplina de Metodologia de pesquisa, 2º fase docurso de Psicologia. Da universidade do Contestado-UnC, Núcleo de Porto União.
Professora: Denise








Porto União
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
1.2 PROBLEMA 3
1.3 JUSTIFICATIVA 3
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 CARACTERIZAÇÃODA DEPRESSÃO 5
2.2 DIAGNÓSTICO DA DEPRESSÃO 6
2.3 ASPECTOS GERAIS DA DEPRESSÃO 6
3 METODOLOGIA 8
3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA 8
3.2 DETALHAMENTO DA PESQUISA 9
4   RECURSOS 9
4.1  RECURSOS HUMANOS 9
4.2  RECURSOS MATERIAL 9
4.2.1     Material de Consumo 9
4.2.2     Material Permanente 10
4.3  RECURSOS FINANCEIRO 10
4 CRONOGRAMA 11
5 REFERENCIAS 12





1 INTRODUÇÃO
1.1APRESENTAÇÃO DO TEMA

A depressão pode ser definida como um mal da alma, seus sintomas são: tristeza ou irritação durante parte do dia, geralmente ocorrendo todos os dias, sentimentos de inferioridade ou culpa, pensamentos frequentes sobre morte ou suicídio, perda de interesse ou prazer para realizar atividades, perde de apetite e peso entre outros sintomas.
A depressão afeta milhões de pessoas a cadaano, independente de idade, sexo, raça, religião e condições sociais e econômicas.
Este descaso é causado por um desequilíbrio de substancias no cérebro, mas existem outros motivos que podem causar a depressão, sendo eles: perda de algo ou de alguém, rejeição por parte de alguém, eventos traumáticos, abuso de drogas, em mulheres mudanças hormonais após o parto, e herança genética.
Masindependente da causa ou até mesmo que ela não seja identificada na maioria dos casos há a possibilidade de melhora através do tratamento. Os tratamentos para depressão incluem principalmente a psicoterapia e os medicamentos chamados antidepressivos, também indivíduos encontram auxilio nas terapias alternativas como yoga e a acupuntura.

1.2 PROBLEMA

Quais as principais causas, sintomas e histórico dotratamento psicológico e psiquiátrico da depressão.

1.3 JUSTIFICATIVA

A prevalência da depressão vem aumentando na população e suas conseqüências para a saúde do individuo vem se agravando, a conscientização para mudanças no estilo de vida e adesão ao tratamento acaba tornando-se um fator importante para se evitar essa patologia. Entre os diversos transtornos que afetam as pessoas, a saúdemental merece especial atenção, pois a depressão tem incapacitado os indivíduos no mundo todo, por levar a perda da independência e autonomia.
Os fatores da depressão são considerados um problema de saúde publica, devido sua alta incidência onde vem ocorrendo um impacto psicossocial, sendo assim um agravante como diminuição da produtividade do trabalho e prejuízos na qualidade de vida.
Adepressão não tem sido corretamente diagnosticada e tratada, onde muitas vezes os sintomas são confundidos com a própria doença clinica, conhecida como comorbidades clinicas, com isso é freqüente a pior evolução tanto do quadro psiquiátrico como na doença clinica, prevalecendo-se de redução e aderência a orientações terapêuticas, além do aumento de mortalidade.
Em diversas pesquisas consideram osinibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) a primeira linha de tratamento para depressão devido o seu perfil mais vantajoso de efeitos colaterais comparados aos antide pressivos porem não se isentam de riscos.


1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Investigar as principais causas, sintomas, e histórico do tratamento psicológico e psiquiátrico da depressão.

1.4.2 Objetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Salete
  • Ana Salete
  • Bioquimica Salete
  • Apresentação SALETE 1
  • SALETE LUCENA Planejamento Organizacional
  • Aula 6 Otley Salete Baiochi
  • Experiências com Compostos Orgânicos e Inorgânicos. prof. Salete

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!