salario preço e lucro

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 12 de março de 2014



SALÁRIO, PREÇO E LUCRO
KARL MARK


Valor e Trabalho

Quando falarmos de de valor e trabalho devemos verificar o pontos principais, e verificarmos primeiramente o que é valor de uma mercadoria, e como se determina esse valor, a primeira vista, valor de mercadoria parece algo completamente relativo, que não se pode determinar sem considerar uma mercadoria em relação a todas as outrasmercadorias. Como o valor de troca de uma mercadoria não passa de funções sociais podemos verificar que suas propriedades naturais comuns da substancia social de todas as mercadorias é o trabalho, pois para produzir uma mercadoria, deve-se investir nela ou incorporar determinada quantidade de trabalho. Não simplesmente trabalho, mas trabalho social, aquele que produz um objeto para seu usopessoal e direto, para seu consumo, produz um produto, mas não uma mercadoria.
Quando consideramos as mercadorias como valores, estamos considerando-as somente sob o aspecto de trabalho social realizando, fixado ou cristalizado. Assim chegamos a conclusão que uma mercadoria tem um valor por que é uma cristalização de um trabalho social, pois quando dizemos que o valor de uma mercadoria édeterminado pela quantidade de trabalho incorporado ou cristalizado nela, queremos nos referir à quantidade de trabalho necessária para produzir essa mercadoria, dada a situação social e sob determinadas intensidade social média e com uma destreza média do trabalho utilizado. A grandeza de seu valor, ou seja seu valor relativo, depende da maior ou menor quantidade dessa substância social que ela encerraa quantidade relativa de trabalho necessário a sua produção. Portanto, os valores relativos das mercadorias são denominados pelas correspondentes quantidades ou soma do trabalho investido. As quantidades correspondentes de uma mercadoria que podem ser produzidas no mesmo tempo de trabalho, são iguais, o valor de uma mercadoria está para o valor de outra mercadoria, assim como a quantidade detrabalho incorporada em uma está para a quantidade de trabalho incorporada em outra.
Foi verificado que não se falam do valor do trabalho dos operários, se seu salário é diário ou semanal, e nem menos informam se foi empregado o trabalho assalariado, o que pode se verificar que o salário dos trabalhadores nunca poderiam exceder os valores das mercadorias por eles produzidos, não podendo sermaior que eles mas podem sim, ser menores em todo graus possíveis, seus salários estão limitados pelos valores dos produtos, mas os valores do produto não são limitados pelo valor do salários.
Para se calcular o valor de troca de uma mercadoria, teríamos que acrescentar, a quantidade de trabalho nela incorporado,e em ultimo lugar, a quantidade de trabalho que antes foi incorporada nasmatérias-primas com que se produz a mercadoria e o trabalho incorporado nos meios de trabalho que eram as ferramentas, maquinaria e edifícios que serviram para esse trabalho. Pois os meios tais como as ferramentas, maquinaria e edifícios, são utilizados constantemente, durante um período de tempo mais ou menos longo nos processos repetidos da produção. Quanto maiores são as forças produtivas do trabalho, maisprodutos serão produzidos num dado tempo de trabalho, e quanto menores são, menos se produz na mesma unidade de tempo. Com o aperfeiçoamento progressivo da força social do trabalho, por causa das grandes escalas de produção e na concentração de capital ouve-se então a divisão do trabalho e aperfeiçoamento dos métodos e maquinários, com isso ouve a redução do tempo de trabalho fazendo com quedesenvolvesse um caráter social ou cooperativo do trabalho. Quanto maior é a força produtiva do trabalho, menos trabalho é investido numa dada quantidade de produtos e, portanto, menor é o valor desses produtos, quanto menores são as forças produtivas do trabalho, mais trabalho se emprega na mesma quantidade de produtos e, por conseqüência, maior é o valor, podendo assim estabelecer como lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Salário, preço, lucro
  • Resenha
  • SAlário, preço e Lucro
  • Marx, salário preço e lucro
  • Salário preço e lucro
  • Salario preço e lucro
  • SALÁRIO, PREÇO E LUCRO DE KARL MARX
  • Resumo Marx Salário, preço e lucro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!