Salários

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013
Peter Drucker






GESTÃO DE CORPORAÇÕES



1. INTRODUÇÃO

Peter Drucker foi um escritor e consultor administrativo austríaco que viveu entre 1909 e 2005, ele é considerado o pai da administração moderna e um dos mais reconhecidos pensadores no que tange sobre pessoas nas organizações. Em seu livro The concept of the Corporation ele traz a tona a política de descentralizaçãoempregada na General Motors. O livro conta como a descentralização contribuiu para a melhora dos negócios da empresa. Porem o autor se mostra um tanto quanto contraditório em seus argumentos e ideais, como veremos. Para ele o trabalhador é uma peça fundamental na gestão da empresa e trabalha em cima de um ideal de crença do povo pra tentar fundamentar esse pensamento.


A GESTÃO DA CORPORAÇÃO

PeterDrucker elabora um conceito de corporação tirando de cena e elemento da produção capitalista, não procurando, portanto, explicar questões como o mais-valor, exploração trabalhista e outras questões que poderiam comprometer o ideal capitalista. Drucker tenta de uma maneira até confusa ilustrar a sociedade capitalista e o modo de produção capitalista sem confronta-los, afim de tentar debater sobreas criticas que as corporações vinham sofrendo ele acaba as defendendo, contrariando seu pensamento inicial que era de mostrar que o trabalhador era fundamental. Assim ele entende que as corporações são mais importantes que a própria sociedade, e não o contrário. As corporações são portanto instituições que determinam a sociedade e seu comportamento, elas colaboram para o crescimento da sociedadee para o caráter desta. Elas, as corporações, servem como um meio para a realização de interesses da sociedade. O autor tira tudo aquilo que poderia perseguir os verdadeiros interesses do capital, o que faz pensar que na verdade Drucker é um defensor das corporações, pois ao não apresentar uma crítica ou, simplesmente, discutir questões fundamentais como a exploração do trabalho, mais-valor,acumulo de riquezas entre outros, acredita-se ou faze-se acreditar que ele não se importa com tais questões.
Sociedade e corporação podem se ajudar, contribuir uma com a outra. Essa é a ideia de Peter Drucker, pobres, trabalhadores ajudam os ricos e poderoso e vice-versa. Ele acaba se perdendo no debate não deixando de forma clara a ideia de que sociedade trabalhadora tem interesses diferentes dascorporações. Para ele eles tem o mesmo tipo de interesse, tais como lucro, baixo custo de produção, que são na verdade interesses do capital. Máxima produção com o menor custo são interesses das corporações, entretanto Drucker tenta mostrar em sua argumentação que isso também é um interesse da classe trabalhadora. Seus argumentos não passam, portanto, de uma alusão ao capitalismo, alusão aosprincípios das grandes corporações. Nosso autor considera a corporação uma organização do esforço humano que trabalha em conjunto para obter seus objetivos. Essa combinação não considera o trabalho para o fim de obtenção de lucro. Assim o trabalho e esforço humano não é visto como um meio de lucro, mas sim como uma cooperação mutua.
Para que esse pensamento seja esclarecido, Drucker tenta mostrar que opapel das corporações é de fazer a população ter no que acreditar. Assim ao fim de sua argumentação ele tenta provar que o interesse é o mesmo, já que se a corporação faz a sociedade ter no que acreditar porque duvidar dela? Essa pergunta por mais que tentemos imaginar como não é respondida claramente pelo autor, que mistura e confunde suas teorias. Ele tenta mostrar que assim como o povo querobter seus bens a corporação também quer e essa é a maneira que ele encontra para tentar esclarecer o mutuo interesse.
Outra forma de fazer a classe trabalhadora se unir aos interesses da corporação é oferecer ao trabalhador uma oportunidade igual de crescimento dentro da empresa, fazendo com que o empregado se doe de forma exclusiva aos interesses do capital, afim de que ele próprio também tire...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Salário
  • Salário
  • salario
  • Salarios
  • Salário
  • Salario
  • salarios
  • Salario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!