Salário e motivação

Páginas: 2 (251 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Salário e motivação

Uma questão polêmica referente a salários e se este exerce como um fator de motivação para os colaboradores.
O salário e uma expressão doquanto à empresa avalia o trabalho de seus colaboradores. Conexo ao plano de carreiras, se bem regido pelo setor de Recursos Humanos da empresa, ele pode a vir a sernão propriamente um fator de motivação, mas um fato que servira de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado.
Segundo a teoria de Herzberg, podemoscompreender melhor o papel do salário, que esta ligada a satisfação das necessidades humanas. Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que o higiênicoabrange todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: ambiente de trabalho relacionamento com os superiores, benefícios sociais e salário, já os fatoresmotivadores, estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado, e envolve o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida reconhecimento edesenvolvimento profissional.
Desta forma de acordo com a teoria de Herzberg podemos mostrar que o salário não e fator de motivação quando analisado separadamente. A troca friade produção por salário não gera satisfação ao colaborador; e apenas uma gratificação justa pelo seu trabalho. Entretanto se analisarmos os fatores considerados comomotivadores sem levarmos em conta a contra partida salarial, este perderão suas forças de satisfazer necessidades, pois é muito extraordinário para o funcionário queestá relação entre este elementos sejam mantidos. O salário vem fortalecer os aspectos motivadores que o empregado encontra na empresa para melhorar seu desempenho.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O salário como fator de motivação
  • Salário e motivação para os professores
  • Salario e motivação e analise de cargos
  • Introdução salário e motivação
  • A importância do plano de cargos e salários para motivação e retenção de talentos
  • (2013, 03). A Importância Do Plano De Cargos E Salários Para Motivação E Retenção De Talentos
  • Salário
  • Salário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!