SAlário, preço e Lucro

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
O autor inicia o texto com a seguinte pergunta: “O que é o valor de uma mercadoria? Como se determina esse valor? ” . Ele afirma que a substancia social comum a todas as mercadorias é o trabalhosocial, pois para produzi-las é necessário incorporar uma quantidade de trabalho determinada. O individuo que produz um objeto para uso pessoal e direto, próprio para seu consumo não está produzindouma mercadoria e sim um produto. Para produzir uma mercadoria é necessário que além de satisfazer a necessidade social, tenha nela o trabalho incorporado. Deve estar dependente da divisão de trabalhodentro da sociedade.
Pode-se concluir que uma mercadoria tem um valor, pois é uma cristalização de um trabalho social. A grandeza do valor de uma mercadoria depende da quantidade relativa de trabalhonecessário a sua produção. Logo os valores relativos das mercadorias são determinados pela soma de trabalho investida, realizada e incorporada nelas.
Ele estabelece uma lei geral para o valor damercadoria:
“Os valores das mercadorias estão na razão direta do tempo de trabalho incorporado em sua produção e na razão inversa das forças produtivas do trabalho empregado.” Ou seja quanto maior é aforça produtiva de trabalho menos trabalho é investido numa dada quantidade de produtos e, portanto, menor é o valor desses produtos.
O autor vai dizer que preço “nada mais é que a expressão dovalor em dinheiro”, “se trata de um processo pelo qual se dá aos valores de todas as mercadorias uma forma independente e homogênea, pelo qual se representa esses valores como quantidade de “igual”trabalho social.”
O homem, como trabalhador assalariado, precisa vender a sua força de trabalho ao capitalista que adquire direito de usá-la temporariamente como qualquer outra mercadoria. O valor daforça de trabalho é determinado pelo valor dos meios de subsistência para poder manter , produzir e desenvolver.Portando comprando o valor diário, ou semanal da força trabalho o capitalista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • salario preço e lucro
  • Salário, preço, lucro
  • Resenha
  • Marx, salário preço e lucro
  • Salário preço e lucro
  • Salario preço e lucro
  • SALÁRIO, PREÇO E LUCRO DE KARL MARX
  • Resumo Marx Salário, preço e lucro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!