Salário, Preço e Lucro

Páginas: 8 (1902 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013
Resenha1


Por


Peryandra Maria Negrames do Carmo
Vanessa Xavier Peres2


As ideias de Marx a respeito da organização da economia em uma sociedade com relação aos salários, baseia-se nas greves que acontecem pelo Continente e a intervenção teórica de John Weston, que dizia que a luta pela elevação dos salários não pode melhorar a situação dos operários.Produção e salários

Segundo Marx, Weston parte de dois princípios:
I - O volume da produção nacional é fixo, uma grandeza constante. Este princípio, para Marx, é evidentemente falso, pois o volume da produção nacional cresce continuamente, sendo este variável, e não fixo, independe da flutuação demográfica, mas sim das mudanças que se operam na acumulação de capital e nas forças produtivas;
II -O montante dos salários reais (salários medidos pelo volume de mercadorias capazes de adquirir) são também uma grandeza constante, pois os montantes de salários poderiam variar de acordo com a relação lucro/salário.

Produção, salários e lucros

Marx refuta e critica veementemente a argumentação apresentada por Weston, pois para Marx, ou o montante de salários é definido por umalei, para ser constante,
ou então é definido pela vontade do capitalista, sendo, portanto variável.
Segundo os estudos de Weston, o motivo que influi no aumento dos salários é a oferta e procura das mercadorias, sendo que a diferença entre taxas de lucro será superada pelo deslocamento do capital dos ramos menos lucrativos para os mais lucrativos. Assim sendo, ocorreria um certo equilíbrio entrea oferta e procura, de modo que a redução da taxa geral de lucros não influenciaria permanentemente no preço das mercadorias.
Marx para finalizar, apresentou a seguinte afirmação de Weston “todo aumento da procura se opera sempre à base de um dado volume de produção”. Por esta razão Marx, ao contrário de Weston, afirma que “a vontade dos capitalistas consiste em encher os bolsos, o mais quepossa”, e não em ajudar os operários.

Salários e dinheiro

Marx, como já demonstrado acima, se coloca em posição contrária às ideias de Weston a respeito da fixidez da moeda, pois isto impossibilita o pagamento de uma maior quantidade de salários. E para tanto, demonstra que a moeda serve para circular uma determinada quantia de valores. Constata-se, portanto que ovalor e o volume das mercadorias em circulação e as transações feitas em dinheiro, independem dos salários.
Concretizando tal afirmação, Marx apresenta os fatos econômicos ocorridos nos anos de 1862 e 1842. Mesmo tendo uma grande circulação de mercadorias em 1862, a quantidade de moeda em circulação pouco se modificou.

Oferta e procura

Weston para falar em saláriosbaixos ou altos baseia-se em expressões vulgares, e não em leis ou normas econômicas. Portanto, ele não pode falar em lei da oferta e da procura. Isso porque, não é a oferta e a procura que regulam o valor do trabalho, pois quando a procura é maior que a oferta, os salários sobem; se for o contrário, os salários descem.
A oferta e a procura que só regula as “oscilações” temporárias dos preços nomercado.



Salários e preços

Marx apresenta principal ideia de Weston “os preços das mercadorias são determinados ou regulados pelos salários”, seguido pelo lucro e pela renda do solo.
Neste contexto, Marx esclarece que se o preço da mercadoria determinar o salário, este determinará o preço do trabalho, ocorrendo na verdade uma troca de valores em dinheiro.Chega-se a conclusão que “o valor se determina pelo valor”.

Valor e trabalho

Segundo Marx, a primeira pergunta a ser feita é: “Que é o valor de uma mercadoria? Como se determina esse valor?”. Marx diz que a primeira vista, o valor é completamente relativo e que só pode ser compreendido como valor de troca, cujo conceito nada mais é do que a quantidade proporcional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • salario preço e lucro
  • Salário, preço, lucro
  • Resenha
  • SAlário, preço e Lucro
  • Marx, salário preço e lucro
  • Salário preço e lucro
  • Salario preço e lucro
  • SALÁRIO, PREÇO E LUCRO DE KARL MARX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!