Salário preço e lucro

Páginas: 5 (1157 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO SÁLARIO, PREÇO, E LUCRO KARL MARX.

Informe pronunciado por Marx nos dias 20 e 27 de junho de 1865 nas sessões do conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores. Publicado pela primeira vez em folheto á parte em Londres em 1898. Transcrito da edição em português das obras escolhidas de marx. e Engels publicada em 1953 pela Ediciones emLínguasEstrangeiras, Moscou.
Marx nasceu em cinco de maio de 1818, em Trier, Renânia, província da Prússia. Vindo de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir entrou para a universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral cursou Filosofia, História eDireito.Karl Marx foi um revolucionário, cientista social, que marcou a história política com suas ideias humanitárias. Ideias que buscaram promover uma distribuição de renda justa e equilibrada. Suas ideias influenciaram a chamada Revolução Socialista, movida pela metade da população mundial da época.
O Livro está dividido em 14 partes, onde Max expôs os conceitos e as relações em sua dinâmica,entre salários dos trabalhadores, preços das mercadorias e lucros dos capitalistas, partindo das leis essenciais e não das aparências que regulam o funcionamento do capitalismo. No livro Salário, Preço e Custo, Marx desenvolveu a sua própria teoria dos salários.











Resenha:
O texto trata sobre o que é salário, trata dos diferentes valores que recebem cada operário por hora quetrabalham ou pelo tipo de trabalho. Os operários vendem seu trabalho, mas na verdade não é isso que ocorre, eles vendem sua força de trabalho. Os operários vendem sua força de trabalho em troca de dinheiro, e esse dinheiro representa sua própria força de trabalho que é trocada por outras mercadorias de sua necessidade.
O salário que o operário recebe não é fruto do produto que produziu, mas dodinheiro que o capitalista tinha de reserva antes de o operário produzir a peça, portanto, o operário não tem participação dos lucros na peça que produziu, pois o capitalista já comprou anteriormente sua força de trabalho para produzi-la. O Trabalho de um operário é uma mercadoria que esse operário oferece ao capitalista, pois ele vende a preço baixo porque necessita para sobreviver. O que otrabalhador produz para si não é o produto final que ele realiza, mas sim, o salário que ele recebe. Os escravos, por exemplo, trabalhavam e não recebiam por isso, eles próprios eram a mercadoria. E sua força de trabalho não era sua, mas do proprietário a quem pertencia.
Um operário para os capitalistas é uma força de trabalho, onde só visam lucro sobre ele, o desenvolvimento da indústria se expandemuito, à medida que as máquinas e assim tornasse baixo salário. Trabalhadores como Weston quiseram lutar parra assegurar seus salários, em alguns lugares surgiram até revoltas, Segundo o ponto de vista do nosso amigo Weston com a alta simultânea nos salários dos operários de fábrica, durante período de 1849-1859, os preços dos produtos agrícolas deveriam ter um aumento ainda maior, mas em razão daguerra e péssima colheitas de trigo baixaram seu preço. O ponto de vista de Weston dizia que todo o aumento da procura se deve ver conforme o volume de produção, que o aumento da procura sempre se deve ver a alta dos salários.
Como Weston dizia que o salário e uma denominação do preço sobre o trabalho, isso indica que o valor das mercadorias regula pelo preço do trabalho, o trabalho se medeem horase dias, sendo caracterizados como médio ou simples de acorda com cada tipo. Os operários vendem sua força de trabalho, por um preço vendendo seu tempo como forma de trabalho, sendo cada vez mais exigido seu esforço numa escala sempre crescente assim visando muito mais lucro, obtendo certamente assim um menor salário, pois seu salário não acompanha sua produção. O valor da força de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • salario preço e lucro
  • Salário, preço, lucro
  • Resenha
  • SAlário, preço e Lucro
  • Marx, salário preço e lucro
  • Salario preço e lucro
  • SALÁRIO, PREÇO E LUCRO DE KARL MARX
  • Resumo Marx Salário, preço e lucro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!