sais

Páginas: 7 (1657 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
E.E.”CÔNEGO FRANCISCO STELLA”





SAIS





ESTIVA
DEZEMBRO DE 2013




E. E. “CÔNEGO FRANCISCO STELLA”




SAIS














ESTIVA
DEZEMBRO DE 2013

Sumário


INTRODUÇÃO 3
Conceituação de sal 4
Sais hidratados 7
Conceitos higroscópicos 8
Sais e cotidiano 9
CONCLUSÃO 10REFERÊNCIAS.........................................................................................................................11











Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre os sais. Os Sais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro. Como exemplo de sais minerais temos: Cloreto de Sódio (sal de cozinha), Cloreto de magnésio, etc. Encontramos sais minerais na água, no sal de cozinha,nas frutas, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos.
Sais minerais como o Sódio e o Potássio regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular. O Sódio é encontrado no sal de cozinha e o Potássio em frutas como banana e laranja, entre outras.
Os sais de cálcio e de fósforo entram na composição dos dentes e dos ossos.O leite e o queijo fornecem esses minerais
Em geral, os sais formam cristais. São frequentemente solúveis em água, onde os dois íons se separam. Os sais em geral têm um alto ponto de fusão, reduzida ou elevada dureza e pouca compressibilidade. Se fundidos ou dissolvidos em água, conduzem eletricidade, pois dissociam-se nos seus íons constituintes, passando estes a funcionar como eletrólitos.
Osal mais popularmente conhecido é o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como "sal comum" ou "sal da cozinha", por ser largamente utilizado na alimentação humana 2 .






Conceituação de sal

O sal é um composto constituído por cátions originado de uma base e ânion originado de um ácido. Portanto podemos concluir que os sais são considerados compostos iônicos.
A reação entre um sal eum ácido com formação de água, forma o sal.
ÁCIDO + BASE → SAL + ÁGUA
HCl + NaOH → NaOH + H2O

Reações de neutralização

As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.
O ácido libera no meio cátions H+ que se unem aos ânions OH- liberados pela base e, com isso, formam-se as moléculas de água. Osal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base.
Genericamente, temos:
HA + BOH → H2O + BA
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL
Para entender como o meio é neutralizado, pense, por exemplo, num copo contendo ácido nítrico, que possui pH aproximadamente igual a 2,0. Digamos que gradativamente vamos adicionando leite de magnésia ao ácido. O leite de magnésia é uma solução dabase hidróxido de magnésio, que possui pH aproximado a 10,0.

Quanto maior o pH de uma solução, mais básica ela será, e vice-versa.
Com o tempo, o pH do ácido nítrico irá aumentar, o que quer dizer que ele está sendo neutralizado pelo leite de magnésia. Chegará um ponto em que o pH do meio atingirá o valor igual a 7,0, que é o pH da água. Dizemos, então, que o meio está neutro.
Valores de pHpara solução química
Essa é uma reação de neutralização total, que pode ser expressa pela seguinte equação química:
2 HNO3 + Mg(OH)2 → 2 H2O + Mg(NO3)2
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL NEUTRO
Uma reação de neutralização total ocorre quando a quantidade de íons H+ liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base. No caso do exemplo acima, foram liberados dois H+e dois OH-.
No entanto, podem ocorrer reações de neutralização parciais, ou seja, em que a quantidade de íons H+ e OH- liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.
A neutralização parcial pode se dar de duas formas:

1. Com formação de um sal com caráter ácido:
Veja um exemplo: Enquanto cada fórmula do ácido fosfórico libera três H+, cada molécula da base hidróxido de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sais
  • Sais
  • SAIS
  • sais
  • Sais
  • sais
  • Sais
  • Sais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!