SAIS (compilado por Lucas Ronaldo Laimo)

2629 palavras 11 páginas
DEFINIÇÃO DE SAIS
Os sais nada mais são do que compostos iônicos e, por esse motivo, são sólidos e possuem como principal característica o sabor salgado.
É comum associarmos o sal à cor branca, porém, a verdade é que podemos encontrar esse composto nas mais variadas cores. O sal branco é o mais conhecido, afinal, é o famoso sal de cozinha, caracterizado como NaCI. Porém, podemos citar também exemplos de diferentes colorações, como é o caso do dicromato de potássio, que conta com cores avermelhadas, e o sulfato de cobre, nos tons de azul.
Como são obtidos
De uma forma geral, os sais são obtidos em laboratórios, por meio de uma composição que envolve tanto um ácido forte, como é o caso do ácido clorídrico, juntamente com uma forte base, que pode ser o hidróxido de sódio. Isso faz com que uma força neutralize a outra e seja possível criar o sal adequado.
Dessa forma, os sais são formados por meio da neutralização causada pela reação entre a base e o ácido, que forma não só o sal como também a água.
Nesse caso:
HCI + NAOH -> NaCI + H 2 0
Podemos denominar os sais como compostos que são formados por pelo menos um ânion de algum ácido, e um cátion que, por sua vez, é oriundo da base. A definição do sal é verificada, então, assim que a reação ocorre entre esses dois. O cátion Na+ de base, por exemplo, reage com o ânion CI e, por isso, forma o famoso sal de sozinha, ou melhor, o cloreto de sódio por meio da resolução NaCI..
Os sais obtidos por meio da neutralização total, por sua vez, são aqueles chamados de sais neutros ou então normais. Já os que contam com grupos básicos (OH-) são chamados dessa forma: sais básicos ou, então, como hidroxissais. Por fim, os sais que contam com hidrogênios ácidos na composição são os chamados sais ácidos, que contam com hidrogenossais.
Dissociação dos sais
Por mais que teorizar a solubilidade em águas de sais seja praticamente impossível, esse conhecimento é facilmente interpretado

Relacionados