Saga brasileira

Páginas: 33 (8228 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
REGINALDO NUNES DE SOUZA













SAGA BRASILEIRA
A longa luta de um povo por sua moeda











TRÊS LAGOAS - MS
UFMS
2013
REGINALDO NUNES DE SOUZA













SAGA BRASILEIRA
A longa luta de um povo por sua moeda




Resumo apresentado a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte dasexigências do curso de “Direito” para conclusão da disciplina de “Economia”.

Professor: Marçal Rogério Rizzo




TRÊS LAGOAS – MS
UFMS
2013
1. A TRAVESSIA.
Está obra trata-se do caminho percorrido pela moeda brasileira até sua atual realidade. Descreve como foi conflitosa e dolorosa essa passagem, como o povo brasileiro encontrou o caminho paraestabilidade econômica do país. Relata que esses acontecimentos ocorreram diante de vários tropeços e planos que fracassaram, depois de obstáculos e vícios superados foram possíveis corrigirem erros para se chegar a uma moeda estável. Pode se dizer que desde o inicio de sua criação até sua atual conjuntura nossa moeda passou por uma serie de transformações, perdeu-se cinco zeros e até mesmo foidivida pela unidade real de valor (URV). Para autora todos os eventos superados descrevem o processo de amadurecimento institucional do país e se surpreende por esses eventos ocorrerem em difíceis fases em que a economia brasileira se encontrava.


2. NOSSO VÍCIO, DESDE O INÍCIO.

O vício em nossa economia ocorreu desde que o Brasil era império, esse vício, mas especificamente denominadocomo inflação se instalou em nossa economia como um vírus que aos poucos foram dominando nosso sistema econômico até se tornar uma perigosa ameaça à economia do país.
Durante o período republicano não se tentou controlar o aumento desequilibrado da inflação herdada do período imperial, instalada para findar gastos financiados pela corte e para financiar a independência do Brasil. O que sepromoveu nesse período foi uma economia abalada pelo aumento descontrolado da emissão de moeda e pelo aumento da circulação dinheiro devido o trabalho assalariado, motivos esses que contribuíram para estabelecer uma crise inflacionária que o país jamais esqueceria, produzindo falências das empresas e uma altíssima inflação dificilmente de ser controlada. No decorrer desse período houve tréguas,soluções temporárias e descuidos que levou o país a aprender de forma dolorosa uma lição de que a ordem monetária é a única base do progresso duradouro de um país.
Já a partir do século XX no governo de Campos Salles, a inflação iniciou-se com um patamar aparentemente morto devido o rigoroso combate estabelecido pelo governo contra ela. Foi reduzido o direito do governo de emitir moeda ecortou-se déficit orçamentário, cujo, os resultados constituíram num forte crescimento e a inflação ficou ainda dentro do aceitável até a década de 1930. Nesses primeiros 30 anos o país viveu altos e baixos, crises de dívida e períodos de crescimento sempre ao sabor das oscilações do café e da borracha.
A primeira fase do regime republicano alterna as políticas econômicas de controle edescontrole e termina naufragando nos conflitos internos e os efeitos da pior crise financeira mundial, a de 1929.
Ao decorrer das décadas seguintes tentaram-se lutar contra esse circulo vicioso, mas o que se encontrou foi tentativas frustradas de encontrar o equilíbrio financeiro e aos poucos a inflação conseguia dominar nosso sistema financeiro. Uma das mais assustadoras décadas foi à viradados anos 1980 para 1990, depois de três planos fracassados, a inflação ganhou uma força imaginável. Ela se fortaleceu a cada falha, como as infecções avançam sobre os corpos mal defendidos. O sofrimento que provocou nas famílias, o empobrecimento dos mais pobres, a desordem na contabilidade das empresas, a incapacidade absoluta de fazer qualquer previsão e planejamento ficou insuportável. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saga brasileira
  • Saga brasileira
  • Saga brasileira
  • Saga brasileira capitulo 6
  • Reusmo livro a saga brasileira
  • A saga brasileira no seculo 20
  • Resenha do Livro: A SAGA BRASILEIRA
  • Resumo Saga Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!