sadsadsadsad

10923 palavras 44 páginas
os alemães, um estímulo para a modernização da sua indústria e formação de uma classe operária que terá um importante papel em todo este processo de unificação.
Bismarck, à frente do processo de unificação desde o seu início, não tinha dúvidas quanto à forma de a concretizar; ficou célebre a frase que proferiu acerca da exequibilidade da união: "Sim, far-se-á, mas pelo ferro e pelo sangue". Em 1864 conquistou à Dinamarca os ducados de Schleswig e Holstein, na chamada "Guerra dos Ducados". Dois anos depois, aliado à Itália, fazia guerra ao rival austríaco; em poucos meses a sorte das armas era decidida com a vitória alemã em Sodowa e posterior assinatura da paz da Prússia. Em 1870, a França de Napoleão III declarou guerra à Prússia, mas perdeu em todas as frentes. O forte exército germânico acumulava vitórias, como sucedeu na esmagadora vitória na batalha de Sedan (1 de setembro de 1870) na qual o próprio imperador francês foi feito prisioneiro. No dia 20 desse mês, os prussianos cercavam Paris. Perante esta situação, o governo de Defesa Nacional (republicano, em funções desde 4 de setembro, altura em que depusera Napoleão III) assinou a rendição. Na paz de Frankfurt (10 de maio de 1871) a França, para além de pagar uma pesada indemnização, entregava a Alsácia e o Norte da Lorena. Nascia o novo estado alemão e Guilherme I, já proclamado imperador da Alemanha em Versalhes, no dia 18 de janeiro de 1871, assumia-se como o primeiro governante desta nova unidade política. COMENTARos alemães, um estímulo para a modernização da sua indústria e formação de uma classe operária que terá um importante papel em todo este processo de unificação.
Bismarck, à frente do processo de unificação desde o seu início, não tinha dúvidas quanto à forma de a concretizar; ficou célebre a frase que proferiu acerca da exequibilidade da união: "Sim, far-se-á, mas pelo ferro e pelo sangue". Em 1864 conquistou à Dinamarca os ducados de Schleswig e Holstein, na chamada "Guerra dos

Relacionados