Sadia e perdigão – a fusão de duas empresas gigantes

Páginas: 3 (746 palavras) Publicado: 31 de julho de 2012
SADIA E PERDIGÃO – A FUSÃO DE DUAS EMPRESAS GIGANTES







Resumo apresentado na disciplina de Evolução dos modelos de gestão, do Curso de Administração, com Linhade Formação Específica Em Administração de Empresas, do Centro Universitário Univates, como parte da exigência para a obtenção parcial de nota.










Gisele Marisa KleinLajeado, junho de 2011
A matéria intitulada, “Felizes para sempre?”, publicada na revista Exame da Editora Abril em 2009 e escrita por Carolina Meyer e Melina Costa, aborda a fusão deduas grandes potências, a Sadia e a Perdigão, que juntas fundam a Brasil Foods, ou BRF, a terceira maior empresa do ramo de produção de carnes do mundo e de como precisam burlar a rivalidade queexiste entre as duas empresas e que vem se estabelecendo cerca de seis décadas, para a obtenção do sucesso.
De um lado, a Sadia, uma empresa que possui vasta experiência no desenvolvimento de marcase inovação, permitindo que seus produtos sejam vendidos, no mercado, com um preço superior a de outras marcas e, empresa que controla um sistema de distribuição invejável, capaz de atender milharesde pontos-de-venda em todo o país. De outro, a Perdigão, conhecida por sua eficiência operacional e sua agressividade comercial, onde, mesmo estabelecendo preços menores, consegue margens de lucrolíquido semelhantes aos dos concorrentes, obtendo assim, uma média elevada de crescimento.
Esta aliança só foi possível devido ao fato da Sadia estar passando por dificuldades financeiras em meio auma crise global que derrubou as exportações. Não tendo outra opção e como alternativa para salvar a empresa, ela teve de abrir mão do controle em favor da Perdigão, ficando assim com a menor parte dopoder. Vale ressaltar que, estes processos de fusões e aquisições podem acabar em decepção, pois costumam levar anos para sair do papel, além de ocorrer também, certa demora na integração das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fusão sadia e perdigão
  • Análise da Fusão entre a Sadia e Perdigão
  • Fusão Perdigão e Sadia
  • Fusão Sadia e Perdigão
  • FUSÃO ENTRE SADIA E PERDIGÃO
  • Fusão sadia x perdigão
  • Fusão sadia e perdigão
  • Fusão das Marcas Perdigão e Sadia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!