sadhusadusasad

1120 palavras 5 páginas
EXERCÍCIOS - FERRAMENTAS DA QUALIDADE

1- Uma indústria automobilística verificou que, nos últimos meses, ocorreu um aumento do número de reclamações sobre a ocorrência de defeitos no suporte da lanterna traseira de um modelo de automóvel por ela fabricado. A empresa desejava eliminar esta situação indesejável e para isto iniciou o giro do Ciclo PDCA para melhorar resultados. Na etapa de Identificação do problema, os técnicos da indústria classificaram o número total de peças defeituosas encontradas em uma amostra de peças produzidas durante uma semana de trabalho segundo os tipos de defeitos que foram detectados. Os dados obtidos são apresentados na tabela. Note que nesta tabela a segunda coluna representa a frequência de ocorrência de cada tipo de defeito. a- Construa um Gráfico de Pareto onde o eixo vertical represente a quantidade de defeitos; b- Identifique os tipos de defeitos que os técnicos da empresa deveriam “atacar” em primeiro lugar, com o objetivo de melhorar os resultados que vinham sendo obtidos pela indústria. Justifique sua resposta. c- A partir da resposta dada ao ítem anterior, enuncie o tema que deveria ser considerado no giro do PDCA.

Tabela:
Tipo de Defeito
Quantidade de defeitos
Moldagem solta
14
Solda quebrada
01
Centro da moldagem deslocado
04
Lateral da moldagem deslocada
24
Moldagem arranhada
01
Moldagem dentada
44
Plástico arranhado
07
Limpeza incompleta
79
Orifício deslocado
01
Pino deslocado
05
Total
180

2- Para as Universidades, a “qualidade” do ensino ministrado aos alunos é um indicador muito importante. Construa um Diagrama de Causa e Efeito que represente o relacionamento existente entre os fatores que afetam a qualidade do ensino.

3- Uma fábrica de azulejos nos últimos meses passou a receber reclamações de seus clientes. A maioria das reclamações eram relativas aos seguintes problemas:
Os azulejos, ao serem manuseados, quebravam-se facilmente.
O assentamento dos

Relacionados