Sadc

Páginas: 19 (4604 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO
A SADC (Sourthen African Devolopment Community) é uma organização regional nascida dos esforços empreendidos pelos países da Linha da Frente, herdeira da antiga SADCC (Sourthen African Devolopment Conference Coordination), constituda no dia 1 de Abril de 1980, em Luzaka, Zâmbia, através da Declaração de Luzaka, denominada “ ÁfricaAustral: Rumo a Libertação económica, foi o primeiro modelo de integração regional. Englobava na altura 9 Estados e visava redução da dependência económica da África do Sul.
A luta pela independência nacional baseada no nacionalismo africano e nos objectivos comuns da liberdade e unidade africana reforçaram o espírito da simbiose política e cultural, cujo facto mais marcante foi o surgimento doagrupamento político, denominado Países da Linha da Frente (PLF), em 1979, que contribuiu de forma decisiva para a libertação dos países sob o jugo colonial na região.
Este trabalho de carácter académico e informativo tem o objectivo de levar a conhecer a sociedade acerca da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Visto que há muito pouco conhecimento acerca deste tema.A SADC, embora sendo reconhecida como a mais bem sucedida organização de integração económica regional do continente africano, 22 anos após a sua constituição, continua a enfrentar sérios problemas, quer ao nível do desenvolvimento económico e social quer ao nível da implementação das políticas e estratégicas de integração regional.
Apesar de a SADC englobar a região maisrica do continente africano e possuir entre os seus membros países como a África do Sul, que tem a economia mais forte do continente e Angola, o país com maior potencial em recursos naturais do continente e um dos mais ricos do planeta, ainda continua a enfrentar sérios problemas, quer ao nível político quer ao nível económico.
No que tange o papel de Angola na sub- região, salienta-se que atéaos anos 60 o país permaneceu fora dos principais temas políticos desta região.Com o desenvolvimento da sua luta de libertação nacional e principalmente com a intervenção militar da África do Sul, em 1975, através do seu exército regular, tornou-se de facto parte integrante da região.
Portanto, Angola jogou um importantíssimo papel no contexto da luta pela libertação da Namíbia e dademocratização da África do Sul, contribuindo de facto para construção dos laços de fraternidade e amizade da África Austral. O cenário político na região foi directamente influenciado pelo processo de guerra não declarada a Angola, perpetada pela África do Sul. Com a vitória militar alcançada por Angola nas célebres batalhas do Cuito Canaval e Calueque (1987/ 1988), a África do Sul foi obrigada a sentar-se amesa de negociações com as demais partes envolvidas no conflito.
Neste contexto Angola passou a ser vista como a nação do futuro no projecto de integração económica regional da SADC, por ter cumprido com os principais objectivo políticos da região que reclamaram a sua intervenção directa e pelo esforço titânico empreendido ao enfrentar a máquina poderosa de guerra sul-africana que culminou com aindependência dos povos nabianos, zimbabweanos e a própria África do Sul, incluindo a paz no seu próprio país. Assumindo assim um papel preponderante na mudança do senário político e militar na região.
OS PAÍSES DA LINHA DA FRENTE
1.1- Os Antecedentes geo- históricos
Importa-nos recuar no tempo e entrarmos nas raizes mais profundas dos anos 60 e 70 conhecidos na história de África como épocadas independências africanas e que ocorreram na África Austral factos dignos de realce, pricipalmente do ponto de vista político e militar. Década esta que se destacaram algumas personalidades que deram um impulso para a criação de um forum regional com objectivo de concretizarem projectos comuns. Inicialmente os Países da Linha da Frente eram constituidos pela Zâmbia, Tanzânia e Botswana e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SADC
  • SADC
  • SADC
  • Sadc
  • Sadc
  • Sadc
  • Sadc
  • SADC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!