sadas

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais e da Educação
Curso de Ciências Naturais com Habilitação em Física












Discalculia: Dificuldade na Aprendizagem










Castanhal - Pará
2013
Alisson Júnior Teixeira Lima
Tiago Lima Paixão
Victor Cezar Rocha Moreira
Wendel Luiz Silva Magalhães



Discalculia: Dificuldade na AprendizagemTrabalho de pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Física da Universidade do Estado do Pará. Para a obtenção de avaliação da disciplina Psicologia da Aprendizagem. Orientado pela Prof.ª Eliana Carneiro.





Castanhal - Pará
2013


I - INTRODUÇÃO

Como sabemos, a matemática constitui uma ferramenta de extrema importância para as pessoas, em termos desociedade e de sobrevivência, pois a necessidade de lidar com os números e realizar cálculos está presente na prática do dia-a-dia.
Constatamos, atualmente, inúmeras dificuldades dos alunos, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e a certas habilidades com cálculos, tornando uma necessidade crescente ter um conhecimento maior sobre possíveis transtornos que podem afetar aaprendizagem em idade escolar.
Segundo Garciá (1998), tais dificuldades podem estar ligadas à Discalculia, um transtorno de aprendizagem causado por má-formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade da criança para realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em seqüência.
A Discalculia é pouco conhecida entre os professores. No entanto, torna-se necessário verificarde que forma esse transtorno interfere no processo da aprendizagem matemática nas crianças em fase escolar. Ainda que seja um tema bastante interessante e pertinente, há que se observar a pouca quantidade de pesquisas relacionadas ao assunto.
Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a discalculia e os métodos desenvolvidos que dão a devida atenção aos alunos que apresentem taiscaracterísticas, identificando-os e intervindo pedagogicamente, procurando auxiliá-los com a criação de estratégias de estudo que lhes permitam o sucesso acadêmico e pessoal.















II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conforme Novaes (2007) “A palavra discalculia vem do grego (dis, mal) e do latin (calculare, contar) formando: contando mal. Essa palavra por calculare vem, por suavez, de cálculo, que significa o seixo ou um dos contadores em um ábaco”.
De acordo com Belleboni (apud: GARCIA, 1998), a discalculia é uma dificuldade de aprendizagem evolutiva, que não causa lesão, não é causada por nenhuma deficiência mental, déficits auditivos e nem pela má escolarização. As crianças que apresentam esse tipo de dificuldade realmente não conseguem entender o que está sendo pedidonos problemas propostos pelos professores.
A criança não se interessa pela atividade pelo simples fato de não compreendê-la. “A discalculia apresenta-se como uma imaturidade das funções neurológicas ou uma disfunção sem lesão.” (BOMBONATTO, 2006, [s.p]).
Para Novaes (2007), a real etiologia dos Transtornos de Aprendizagem ainda não foi esclarecida pelos cientistas, embora existam algumashipóteses sobre suas causas. Há uma suposição de precedência de fatores biológicos, os quais interagem com fatores não-biológicos.
De acordo com o DSM-IV ( 2002, p.44),

Transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do indivíduo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita estão substancialmente abaixo do esperado para suaidade, escolarização e nível de inteligência.

Fragoso Neto (2007) comenta que para ser considerado um transtorno, a dificuldade de aprendizagem deve estar presente desde o início da vida escolar, não sendo adquirida ao longo da escolarização e, em consequência de falta de oportunidades de aprender, interrupções na escolarização, traumatismo ou doença cerebral.






III - OS SINAIS DA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sadas
  • sadas
  • sadas
  • sada
  • Sadas
  • sada
  • sada
  • sadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!