sadaddadasdsads

900 palavras 4 páginas
Nascido em uma família de imigrantes judeus, filho de Eva Fausto, nascida na Turquia, e Simon Fausto, na região da Transilvânia, hoje Romênia, frequentou o então chamado curso primário e o ginasial do Colégio Mackenzie e o ciclo colegial do Colégio São Bento. Concluiu, respectivamente, graduação e mestrado em Direito e História pela Universidade de São Paulo.

Realizou uma carreira profissional paralela como assessor jurídico da USP e como historiador. Sob o último aspecto, desenvolveu pesquisas principalmente sobre a história política do Brasil no período republicano, sobre a imigração em massa para o Brasil, crime e criminalidade em São Paulo, e sobre o pensamento autoritário. 1

Escreve freqüentemente artigos para diversos periódicos nacionais, entre eles a Folha de S. Paulo.

Sua principal obra é A Revolução de 1930 - historiografia e história publicada pela primeira vez em 1970 e considerada ainda hoje um clássico das ciências sociais brasileiras, na qual, apesar de ser paulista, Boris Fausto contesta as versões que defendem São Paulo durante a Revolução de 1930 e na Revolução Constitucionalista de 1932. Uma de suas obras mais populares é História do Brasil, onde analisa os 500 anos de história brasileira com foco para o ensino médio. Escreveu também Trabalho Urbano e Conflito Social e Crime e Cotidiano.

Em 1961, casou-se com a educadora e sócia fundadora da Escola Vera Cruz, Cynira Stocco Fausto (1931-2010), com que teve dois filhos, o sociólogo Sérgio Fausto e o antropólogo Carlos Fausto. 2

Formação[editar | editar código-fonte]
1953 - Bacharel (Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, USP.
1966 - Bacharel e licenciado (História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH/USP.
1965 - Professor assistente da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Uiversidade Católica de São Paulo, FFCH/PUC-SP.
1968 - Pós-graduado (Metodologia da História) - FFLCH/USP.
1968 - Doutor (História) -

Relacionados