sacqr

448 palavras 2 páginas
Economia da Índia
A Índia é o segundo país mais populoso do mundo e o sétimo em área geográfica, estando situada na Ásia Meridional. Sua economia se destaca com a alta exportação de produtos manufaturados e na área de tecnologia, o que vem atraindo muitas empresas estrangeiras que vão ao país em busca da mão-de-obra barata e especializada. A Índia é atualmente, a 10º economia do mundo e encontra-se em pleno desenvolvimento. Seu Produto Interno Bruto (PIB) tem crescido cerca de 6 % ao ano nos últimos tempos e sua economia é bastante diversificada tendo em vista que ela atua em setores como tecnologia, indústria, agricultura e de serviços. Possui também o maior rebanho bovino do mundo. Ela faz parte do BRIC, grupo que destaca os países em desenvolvimento Brasil, Rússia, Índia e China. Contudo, um grande problema da economia indiana é o fato de que grande parte da renda do país está concentrada nas mãos de poucos gerando uma alta desigualdade social. A maioria dos trabalhadores do país trabalha por longas cargas horárias e recebe pouco por isso.

Atividades econômicas na Índia Atual
O mercado de indústrias automobilísticas é extremamente forte na Índia. O setor da indústria detém cerca de 28 % do PIB do país e emprega cerca de 14 % da população indiana. Outro setor da indústria que mantém um alto percentual de geração de emprego é o setor têxtil, logo atrás da agricultura, e mantém mais de 20 milhões de indianos empregados no país. Cerca de 90 % de toda a lã produzida na Índia é oriunda da região de Ludhiana.
O país é também o 13º maior produtor de serviços do mundo, e esse é também um setor com grande percentual de geração de trabalho, sendo 23 % de todo os empregados indianos neste setor, e este número continua a crescer rapidamente como setor que possui maior participação no PIB.

Economia na Índia Antiga
Em meados do século I a.C. a Índia praticava um forte comércio marítimo com base na exportação de produtos agrícolas como algodão e nas especiarias

Relacionados