Sacolas plásticas e o meio ambiente

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Quais são os impactos ambientais das sacolas plásticas?

Os impactos ambientais de sacos e sacolas plásticas estão em todos os lugares, indo da poluição visual até a morte de animais. Se pensarmos que despejamos bilhões de sacolas plásticas no mundo todos os anos, teremos uma noção do tamanho do problema.

Por serem leves, os sacos e sacolas plásticas voam com o vento, indo parar em árvores,arbustos, fios de alta tensão, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos – ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza.



Muitas sacolas plásticas acabam em bueiros nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das águas das chuvas. Sacos plásticos abandonados também são depósito de água das chuvas e podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue.Os sacos e sacolas que chegam até a natureza são confundidos com comida por animais, que as ingerem e morrem engasgados – tartarugas marinhas confundem as sacolas plásticas com águas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plástico. Na índia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plásticos com restos de alimentos.

Estima-se que mais de cem mil mamíferos epássaros morram por ano devido à ingestão de sacos plásticos – e sequer temos ideia de quantos peixes. O plástico leva centenas de anos para se degradar, então não é demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanência na natureza.

De alguma forma, também a produção de sacolas plásticas dá a sua contribuição para o aquecimento global, porque os processos derefino do petróleo e fabricação das sacolas consomem energia, água e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhões de sacolas plásticas precisam de 1,5 milhão de litros de petróleo para serem produzidas e causam a emissão de 4,2 mil toneladas de CO2.

Brasil

Estima-se que no Brasil 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente, o que dá 66 sacolas por brasileiro aomês. Dependendo da composição, algumas sacolas plásticas levam pelo menos 300 anos para se decomporem.

Mauritânia

A importação, a fabricação e o uso das sacolas plásticas foram proibidos no país a fim de proteger animais terrestres e marinhos, que podem morrer depois de ingeri-las. Com a implantação da medida, quem fabricar o produto poderá ser preso por até um ano. O plástico corresponde a umquarto das 56 mil toneladas de lixo produzido anualmente na Mauritânia, segundo estatísticas do país. Vários países da África já proibiram o uso do produto. Agora, o governo está promovendo o uso de alternativas biodegradáveis.

- O mundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase 1,5 bilhões por dia e mais de 500 bilhões por ano, é o resíduo que mais polui ascidades. Prejudica a vida animal, entopem a drenagem urbana, rios, contribuindo para inundações.

- 80% de todos os plásticos são usados apenas uma vez e depois descartados.

- No Brasil, a cada mês, 1 bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados, isso significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano, ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês.

- A poluição dos marespor este tipo de lixo cada ano leva milhares de animais como tartaruga, baleias, focas e pássaros morrem sufocados ao ingerir embalagens plásticas ao confundi-las com alimentos. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir os saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelhodigestivo.

- 80% do bilhão de sacolas de compras produzidas e distribuídas por mês, no Brasil, viram sacolas para lixo doméstico.

- A matéria-prima usada para a fabricação da sacola plástica hoje é o polietileno, feito a partir do petróleo substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos,

– Essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sacolas Plásticas ao Meio Ambiente
  • sacolas plasticas
  • Sacolas plasticas
  • Sacolas Plásticas
  • Sacolas Plastica
  • Sacolas plasticas
  • sacolas plasticas
  • Sacolas plasticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!