SABJSAJ

3009 palavras 13 páginas
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
UNIDADE 2
Professor: Dr. Eng. Paulo Roberto Vieira Alves
GRANDEZAS FÍSICAS – UNIDADES - MEDIDAS – ERROS E DESVIOS
Em todos os processos é absolutamente necessário controlar e manter constantes ou com pouca variação as diversas variáveis definidas por grandezas físicas, tais como: pressão, vazão, temperatura, pH, condutividade, velocidade e outras, objetivando a melhoria da qualidade da produtividade e da segurança. Para isso é importante a adequada escolha da instrumentação tanto quanto à grandeza física medida sua capacidade de medição. Nesta unidade são definidas as grandezas físicas, sua leitura e seu tratamento de acordo com as normas.
GRANDEZA FÍSICA OU GRANDEZA (VIM)
De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (Inmetro) grandeza física é o atributo de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.
GRANDEZAS FÍSICAS FUNDAMENTAIS

MASSA

COMPRIMENTO

TEMPO

13

GRANDEZA FÍSICA ESCALAR
Representa-se por uma letra indicativa, valor e unidade. m =10,0 kg; t = 48,71s; l = 4,35m.
GRANDEZA FÍSICA VETORIAL
Representa-se por uma letra indicativa em negrito ou com seta acima, valor, direção, sentido e unidade. a = 3,432m/s2

F = 350kN; v = 35m/s






F = 350kN; v = 35m/s

a = 3,432m/s2

UNIDADE (DE MEDIDA) (VIM)
Grandeza específica, definida e adotada por convenção com a qual outras grandezas de mesma natureza são comparadas para expressar suas magnitudes em relação àquela grandeza.
SISTEMA DE UNIDADES
Conjunto de grandezas físicas padrões e coerentes.
A necessidade de medir é muito antiga e remonta à origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cada região, teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado.
Isso criava muitos problemas para o comércio,

Relacionados