SABERES POPULARES: LAMBEDOR O XAROPE CASEIRO

2190 palavras 9 páginas
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Campus Arapiraca
Iara da silva melo
Katiany Basílio

SABERES POPULARES: LAMBEDOR O XAROPE CASEIRO

A definição básica do conhecimento se limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que podem ser considerados úteis ou não, verdadeiros ou não. Consultando um dicionário temos um conceito mais técnico - ato ou efeito de conhecer; Ideia, noção de alguma coisa: conhecimento das leis. Informação: conhecimento de um fato, mas o conhecimento é mais que isso.
Para descartes a busca pelo conhecimento deve ser seguido por método de raciocínio, modelo esse quase matemático, criado para conduzir o pensamento humano, ele usa a matemática como orientação, pois a matemática é caracterizada pela a ausência de dúvidas, certeza. Neste sentido, podemos dizer que o conhecimento cientifico, parte apenas de ideias pensamento partidas da mente do ser humano. Mas sabemos que o conhecimento é adquirido também tanto por experiência de vivencia, como pela necessidade desse conhecimento, questionamento sobre as coisa ao seu redor. Morin trata o conhecimento cientifico como pensamento complexo, ele diz que a complexidade é um concito teórico mas sim um fato de vida. Diz que o conhecimento adquirido não importando a forma é o todo, ele diz que o pensamento complexo não pode ser separado do todo, ou seja, no processo de construção de um conhecimento o conceito não pode ser separado do procedimento, o conhecimento só pode ser entendido por um sistema de conteúdo aberto abrangente.
Um conhecimento antes de ser provado e reconhecido pela comunidade cientifica, ele deve ser criado. Os conhecimentos são criados através de descobertas e experiência vivida pelo ser humano, e também construídas no meio social com a convivência com outros seres indivíduos, pela necessidade de ter uma explicação ou pela necessidade desenvolver um método para tornar mais fácil a subsistência. E esse conhecimento não reconhecido

Relacionados