SABER RACIONAL

Páginas: 4 (940 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
Empédocles
Ele achava que os dois estavam certos:
1. A água não poderia, evidentemente, transformar um peixe em uma borboleta. Com efeito, a água não pode mudar. Água pura irá continuar sendo águapura. Por isso, Parmênides estava certo ao sustentar que “nada muda”.
2. Mas, ao mesmo tempo, Heráclito também estava certo em achar que devemos confiar em nossos sentidos. Devemos acreditar naquiloo que precisava ser rejeitado era a idéia de uma substância básica única. Nem a água nem o ar sozinhos podem se transformar em uma roseira ou uma borboleta. Não é possível que a fonte da Naturezaseja um único “elemento”. Empédocles acreditava que a Natureza consistiria em quatro elementos, ou “raízes”, como os denominou. Essas quatro raízes seriam a terra, o ar, o fogo e a água.
A - Como ou porque acontecem as transformações que observamos na natureza?
1. todas as coisas seriam misturas de terra, ar, fogo e água, mas em proporções variadas. Assim as diferentes coisas que existem seriam osprocessos naturais gerados pela aproximação e à separação desses quatro elementos.
2. Quando uma flor ou um animal morrem, disse Empédocles, os quatro elementos voltam a se separar. Podemosregistrar essas mudanças a olho nu. Mas a terra e o ar, o fogo e a água permaneceriam eternos, “intocados” por todos os componentes dos quais fazem parte. Dessa maneira, não é correto dizer que “tudo” muda.3. Basicamente, nada mudaria. O que ocorre é que os quatro elementos se combinariam e se separariam - para se combinarem de novo, em um ciclo. B - O que faria esses elementos se combinarem de tal modoque fizessem surgir uma nova vida? E o que faria a “mistura”, digamos, de uma flor se dissolver de novo? Empédocles pensava que haveria duas forças diferentes atuando na Natureza. Ele as chamou deamor e discórdia. Amor uniria as coisas, a discórdia as separaria.
Curiosamente, os quatro elementos correspondem, um a um, aos quatro estados da natureza: terra (sólido), água (líquido), ar (gasoso)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO DO TEXTO "O SABER RACIONAL"
  • Da multiplicidade de saberes à ciência como construção racional do real
  • Da multiplicidade dos saberes à ciência como construção racional do real
  • A multiplicidade dos saberes a ciencia como construcao racional do real
  • Da multiplicidade dos saberes á Ciência como construção racional do real
  • O eu racional
  • Racionais
  • O EU RACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!