saber espontaneo e saber cientifico

Páginas: 14 (3357 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
CAMPUS- CONTAGEM




O NASCIMENTO DAS FABRICAS




Componentes:






Contagem
2013

O NASCIMENTO DO SABER CIENTÍFICO
Desde a Pré- história o homem confronta-se com situações que exigem deste, a descoberta. Os conflitos e diversas situações o fizeram constantemente dispor dosaber, inclusive de construí-lo por si só. Como exemplo o fogo, este num dado momento queimou o mato, desenvolveu a alimentação e ainda fez calor. O que é isso? Como fazê-lo, conservá-lo, transportá-lo?
A construção deste saber passou ao longo da história por inúmeras maneiras até chegar a que hoje, é considerada como a mais eficaz: a pesquisa científica. Todavia, os antigos meios deconhecimento não foram abandonados, e ainda coexistem com o método científico.
Os saberes espontâneos
A construção do saber do homem pré- histórico se dava a partir da experiência e de observações pessoais. Quando este percebeu de que maneira poderia fazer o fogo acabara de construir um novo saber. Assim, passaria a utilizá-lo e simplificar situações corriqueiras facilitando sua vida. Por conseguinte,conquistando o objetivo primordial da pesquisa do saber, qual seja: Conhecer o funcionamento das coisas, para melhor controlá-las, e fazer previsões melhores a partir desta descoberta.
Bem como o fogo, inúmeros conhecimentos são adquiridos a partir da experiência pessoal. Prova disto, são as crianças que ao se queimar por tocar em algo quente, facilmente compreendem que não devem mais tocar no fogo,pois este queima.
A intuição
O que é a intuição? Segundo o dicionário Aurélio, intuição é percepção imediata sem necessidade de intervenção do raciocínio. É, por excelência, o tipo do saber espontâneo. Atualmente, chama-se de saber espontâneo o “senso comum” ou ainda “simples bom-senso”. Ocorre que muitas vezes este senso comum pode levar ao engano. Bons exemplos são os chamados bordões de queos segurados sociais “são preguiçosos”, e que “ as mulheres são menos capazes de raciocinar matematicamente que os homens”. Assim, mais inúmeros exemplos de compreensões rápidas advindas do senso comum, ou seja, do saber originário, da mera observação.
O senso comum não permite a produção de saberes e sempre se deve desconfiar destas explicações, uma vez que podem obstaculizar à construção dosaber adequado pois seu caráter aparente de evidência reduz a vontade de verificá-lo. Motivo pelo qual, o leva a ser aceito apesar de suas lacunas.
A tradição
Assim que as explicações advindas do senso comum passam a ser suficientes e surge a necessidade de divulgá-las, nasce a chamada tradição. A principal transmissão do saber.
Nos diversos núcleos de convivência a tradição lega saber que pareceútil a todos e que se julga adequada conhecer para conduzir sua vida. Esse saber é mantido por ter sido assim antes, assim agora e como será. Ou seja, presumidamente verdadeiro. A tradição dita o que se deve ou não fazer, conhecer, agir e até mesmo dizer.
Alguns saberes transmitidos pela tradição podem não se basear em experiências racionalizadas, como por exemplo, o número 13 – traz azar-.Porém, quanto a outras, pode-se até suspeitar da validade da real experiência, como por exemplo, o fato de passar sob uma escada dá azar. O que pode ter sido concluído por experiências reais.
A autoridade
As autoridades se encarregam da transmissão da tradição. Desse modo, a Igreja Católica ditou regras para o casamento, tendo como objetivo prevenir as uniões incestuosas e inclusive, consangüíneas.A tradição é imposta por meio de preceitos ensinados pelo clero. Todas as religiões transmitem, portanto, sua autoridade através dos saberes que guiam a vida de seus fiéis sem que sua origem ou sentido sejam evidentes. Porém, não significa que estes não existem,e a tradição foi escolhida de maneira aleatória. Assim, a proibição do casamento entre os consangüíneos pode ter surgido em razão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dos saberes espontâneos ao conhecimento científico
  • Dos saberes espontâneos ao conhecimento científico
  • Saber Científico
  • Saberes Cientifico
  • O saber científico depende do saber ético?
  • Resumo O nascimento do saber cientifico
  • Senso comum e saber científico
  • esquema do saber cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!