SABEDORIA NOS LIVROS SAPIENCIAIS

881 palavras 4 páginas
INSTITUTO SANTO TOMÁS DE AQUINO – ISTA
CURSO DE TEOLOGIA
Disciplina: Literatura Sapiencial
Professor: Jacir Farias
Acadêmico: Fabricio Barbosa da Fonseca.

A SABEDORIA NOS LIVROS SAPIENCIAIS
1. A sabedoria no livro dos Provérbios:
A estrutura textual desse livro contém uma coleção de ensinamentos da sabedoria popular, ensinamentos transmitidos com o objetivo de educar. Nesse sentido a sabedoria nesse livro é vista como fonte de vida, ela conduz a pessoa ao caminho do bem fazendo assim evitar o caminho do mal e consequentemente a morte. Esses ensinamentos aparecem no corpo do texto de forma encarnada, por isso, muitas vezes utiliza elementos da Toráh, que fazia parte da realidade do povo.
Os ensinamentos partem da experiência do povo, dessa forma não possui um cunho intelectual, eles visam de forma particular organizar e reger a conduta do povo, para isso, usa-se frequentemente comparações, sobretudo com elementos da natureza. Com esse jeito de escrita conseguira atingir o povo e alcançar o objetivo de ensinar.
Pode-se afirmar assim que nesse livro a sabedoria não é uma coisa mágica, ela se dá na realidade do povo e o verdadeiro sábio e aquele que sabe viver, que sabe lhe dar com os fatos da vida e refletir sobre eles, passando assim o ensinamento para as gerações futuras.

2. A sabedoria no livro do Eclesiastes:
Esse livro possui um certo carácter comunitário e em seu texto há incutido uma certa valorização do tempo e consequentemente da vida, dessa forma, a sabedoria aqui consiste em saber aproveitar a vida, ou seja, aproveitar o tempo que se passa na terra.
Nas principais ideias do texto é possível perceber que precisa-se valorizar a vida e o tempo porque são dons dados por Deus, afinal tudo vem de Deus. Aqui há uma melhor compreensão da morte, pois a vida precisa ser vivida com intensidade, dessa forma a morte perde o sentido negativo, quando se vive bem é sinal de que está preparado para morrer bem. Ser sábio é aproveitar à vida e gozar de tudo aquilo que

Relacionados