Sabe

Páginas: 11 (2509 palavras) Publicado: 2 de maio de 2015



Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são um desafio para a comunidade, principalmente para os órgãos geradores desses resíduos, pois compete ao gerador minimizar o transtorno e gerenciá-lo adequadamente. A escolha deste tema para o presente estudo deve-se ao fato de que a Enfermagem é a única categoria profissional que permanece 24 horas na instituição de saúde, tendo interesse direto nogerenciamento de resíduos de saúde. O objetivo do estudo foi despertar o interesse da temática nos Enfermeiros, identificando as gestões referentes ao gerenciamento RSS e elaborar uma síntese de ações que o Enfermeiro pode desenvolver no gerenciamento do RSS. Para isso foi realizado um levantamento sobre os aspectos legais do RSS descritos nas portarias e resoluções da ANVISA e do CONAMA. Ogerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção dos resíduos e proporcionar, um encaminhamento seguro a eles, visando à proteção dos trabalhadores, à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O Enfermeiro procurarealizar seu serviço no mais alto padrão de qualidade usando suas habilidades e competências para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas. Considera-se que, para se alcançar os objetivos, é preciso que todos os envolvidos com os RSS, desde a geração até a disposição final, estejam conscientes da importância dos problemas que podem causar o maugerenciamento dos resíduos.
Para entendermos a importância da atuação do enfermeiro no PGRSS, precisamos explicá-lo e descrever as ações que fazem parte do exercício profissional do enfermeiro que se encaixam no PGRSS. Para tal dividimos em duas categorias: plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde (PGRSS) e ações do enfermeiro. Na primeira observa-se que de acordo com a RDC nº306 de7/12/2004 da ANVISA e Resolução nº358 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), deverá ser implementado pelo responsável do estabelecimento que gera resíduos um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). Esse plano é definido como um conjunto de procedimentos de gestão que são planejados e implementados com base em normas científicas, normativas e legais. Tem como objetivominimizar a produção de resíduos e proporcionar a estes um encaminhamento seguro e eficiente, com vista à proteção de funcionários, preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A elaboração do PGRSS se baseia nas características e no volume dos resíduos de saúde gerados, estabelecendo as diretrizes de manejo como segregação, acondicionamento, identificação, transporteinterno, armazenamento intermediário, armazenamento temporário, tratamento, armazenamento externo, coleta e transporte externo e destinação final. Os estabelecimentos geradores de resíduos têm um prazo de um ano para se adaptarem às normas. Caso não as sigam, poderão ser punidos. A ANVISA, através da RDC nº33 de 25/2/2003, classifica os resíduos de saúde em cinco grupos: grupo A (potencialmenteinfectante); grupo B (químicos); grupo C (rejeitos radioativos); grupo D (resíduos comuns); e grupo E (perfurocortantes). Já na segunda categoria, descrevem-se as ações do enfermeiro como, por exemplo: observar os setores geradores dos resíduos, elaborar e implementar o plano de gerenciamento de resíduos, dimensionar a área física, promover, através da previsão, os recursos e materiais necessáriospara garantir a qualidade do PGRSS e promover educação continuada com os funcionários dos setores geradores de resíduos.
Verifica-se que o enfermeiro é o profissional mais habilitado para executar o programa de gerenciamento, já que atua em situações de assistência, gerência e educação permanente e continuada. Por conta disso, é necessário um olhar crítico para detectar e solucionar problemas no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SABES
  • Sabes
  • Sabe como é
  • quem sabe
  • sabe de mais
  • quem sabe
  • Quem sabe
  • Tu sabes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!