Saasasasasas

925 palavras 4 páginas
Definição de Oxido
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais eletronegativo. Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).
Ocorrências

-Chuva ácida

O lançamento de gases poluentes na atmosfera tem intensificado o fenômeno conhecido como chuva ácida. Entre os problemas gerados pela chuva ácida estão a destruição de florestas, a contaminação dos rios e a danificação de edifícios e monumentos.

-Efeito Estufa
A maioria de nossas fontes energéticas (petróleo, carvão, gás natural, madeira) liberam Carbono (C) na atmosfera, contribuindo para a formação do CO2 ou Gás Carbônico. Este é, dentre os gases citados, o maior responsável pela intensificação do aquecimento, cerca de 60%.
Obtenção de Óxidos
A obtenção dos óxidos de alta pureza ocorre no equipamento pelo processo de síntese hidrotérmica, caracterizado, segundo Minozzi, pelo controle das condições de contorno, que consistem nas variáveis de temperatura e pressão. Por causa disso, os materias sintetizados têm elevada pureza q alta reprodutibilidade.

Um dos principais diferenciais da tecnologia, de acordo com o pesquisador, está no formato do equipamento, cujo tamanho é reduzido, próprio para uso laboratorial, permitindo fazer vários ensaios com uma quantidade menor de reagentes químicos.

3 Tipos de Óxidos Moleculares e Iônicos

Óxidos moleculares: “óxido de elemento“; antes da palavra óxido e do nome do elemento, colocamos os prefixosmono, di, tri, tetra, penta, etc. para indicar a quantidade de átomos de oxigênio e do elemento existentes na fórmula:
Exemplos:
CO2: dióxido de carbono
N2O5: pentóxido de dinitrogênio
Cl2O7: heptóxido de dicloro
O uso do prefixo mono é facultativo:

Relacionados

  • saasasasasas
    553 palavras | 3 páginas