Sa Da Da Gr Cia Da Zona Do Euro Trab Geo 1 Bim 2015

275 palavras 2 páginas
Folha da Manhã
Saída da Grécia da zona do euro
Motivos e ações de combate à crise econômica grega e consequências de sua possível saída do euro Processo de saída da Grécia da zona do euro seria “doloroso”. Fonte: http://brasileconomico.ig.com.br/ultimas-noticias/grecia-deve-sair-da-zona-do-euro-diz-economista_107051.html
Ao trocar o dracma pelo euro, a Grécia diminuiu quase três vezes o seu poder de compra, tendo que se endividar. Assim, o país assumiu um compromisso de manter um determinado nível máximo de endividamento, mas este não foi respeitado. Os gastos governamentais foram altíssimos, alavancados principalmente pela corrupção e pelos gastos da realização das Olimpíadas em Atenas, além da crise mundial de 2008.
Com isso, a União Europeia juntamente com o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI), através de empréstimos, tentam socorrer a Grécia e conter a crise. Em troca, foram impostas condições rigorosas (austeridades fiscais), como corte de gastos e a diminuição de investimentos pelos governantes gregos.
Essas medidas resultaram no aumento do desemprego e consequentemente na diminuição da renda, do consumo e dos impostos. Agravando ainda mais a crise. Em vista disso, surgiram diversas discussões sobre a possível saída da Grécia do bloco econômico. A ideia seria abandonar o euro e desvalorizar a dracma, para dar maior competitividade para as exportações.
Entretanto, a saída da Grécia não só implicaria no fim da ajuda financeira da União Europeia, mas também traria efeitos catastróficos sobre a eurozona, provocado uma crise bancária no sul europeu. Além de poder influenciar o mercado internacional para uma segunda grande recessão. O que vai acontecer realmente ninguém sabe, mas suas consequências serão devastadoras.

Relacionados