Saúde

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
INFERTILIDADE

Infertilidade e Reprodução Assistida
Prof°Manuel Jr www.professormanueljunior.com

Infertilidade é um distúrbio ou condição do sistema reprodutivo masculino ou feminino que reduz a capacidade de ter filhos. Um casal é considerado infértil quando não consegue conceber num período de 12 a 18 meses, sem uso de métodos anticoncepcionais, mantendo relações sexuais freqüentes.INFERTILIDADE
As estatísticas mostram que 20% dos casais em idade fértil experimentam dificuldades para gerar filhos. Pelo menos metade desse contingente precisará recorrer a tratamentos com técnicas mais avançadas, como a fertilização in vitro.
Louise Brown = 1º bebê de proveta Jornal do Brasil, 25 de julho de 1978

INFERTILIDADE
A chance de um casal conceber por meios naturais, mantendorelações sexuais no dia fértil da mulher, é de 20% ao mês. Com a reprodução assistida, a taxa de nascimentos pode chegar a 55% por tentativa em mulheres de até 35 anos.

CAUSAS DE INFERTILIDADE
Os exames realizados no casal identificam as principais causas de infertilidade.

1

INFERTILIDADE MASCULINA
Dificuldades na relação sexual; Diminuição do número de espermatozóides; Pouca mobilidade dosespermatozóides; Espermatozóides anormais; Ausência da produção de espermatozóides; Vasectomia;

INFERTILIDADE MASCULINA
Disfunção sexual; Problemas endócrinos; Problemas testiculares como a síndrome de Klinefelter e atrofia das células germinais. Problemas testiculares adquiridos por infecções ou drogas Problemas no transporte de esperma, como a obstrução dos epidídimos ou dos canais deferentese câncer de próstata.

ESPERMOGRAMA
O espermograma, ou análise seminal, é o melhor exame para a avaliação inicial do homem. Muitos pacientes acreditam que o procedimento resulta em um parecer final sobre fertilidade. Na verdade, o exame demonstra o status de funcionamento dos testículos.

ESPERMOGRAMA
Através do espermograma é possível avaliar: (1) Quantidade de espermatozóides produzidos:aspecto importante, pois há muita perda de espermatozóides no trajeto até a chegada ao óvulo. (2) Motilidade (movimentação) dos espermatozóides: fator de grande importância para que o trajeto seja percorrido de maneira adequada. (3) Morfologia ou formato do sêmen: capacidade de fecundação dos espermatozóides.

ESPERMOGRAMA
A abstinência para a coleta do sêmen deve ser semelhante ao ritmo sexualdo casal. A coleta deve ser feita por masturbação, evitando perdas, principalmente no primeiro jato, onde se encontra a maior parte dos espermatozóides.

2

ESPERMOGRAMA EXAME MACROSCÓPICO
Volume Coagulação Liquefação Aspecto Cor Odor pH Viscosidade

ESPERMOGRAMA EXAME MICROSCÓPICO
Motilidade: Móveis, Pouco Móveis e Imóveis Vivos X Mortos

CONCLUSÕES DIAGNÓSTICAS
Normozoospermia: semalterações Aspermia: ausência de fluido ejaculado Hipospermia: volume < 2 mL Hiperespermia: volume > 5 mL Azoospermia: ausência de espermatozóides Polizoospermia: mais de 250 milhões/mL Oligospermia: menos de 20 milhões/mL Astenospermia: motilidade < 50% A+B Teratozoospermia: normais < 30% (O.M.S.). Oligoastenoteratozoospermia: alteração “total” Necrozoospermia: todos os espermatozóides mortosCriptozoospermia: raros espermatozóides

INFERTILIDADE FEMININA
Distúrbios hormonais que impeçam ou dificultem o crescimento e a liberação do Ovócito II (ovulação); Síndrome de Ovários Policísticos ; Problemas nas trompas ou tubas uterinas provocados por infecções, cirurgias; Endometriose; Laqueação das trompas; Muco cervical que impede a passagem dos espermatozóides; Tumores ováricos,hipotalâmicos e hipofisários; Produção excessiva de androgênios; Disfunções da tireóide; Hipogonadismo hipogonadotrópico Anorexia nervosa.

3

TRATAMENTOS CONTRA A INFERTILIDADE

TRATAMENTOS CONTRA A INFERTILIDADE
Algumas causas de infertilidade podem ser tratadas com sucesso por meio de procedimentos e técnicas simples, como inseminação artificial, terapia hormonal e pequenas cirurgias. Porém,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude
  • Saude
  • Saude
  • saude
  • Saúde
  • Saude
  • saude
  • saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!