Saúde

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
Ligação Iônica
Como o próprio nome já diz, a ligação iônica  ocorre com a formação de íons. Sempre um dos átomos perde elétrons, enquanto o outro recebe. O átomo mais eletronegativo arranca oselétrons do de menor eletronegatividade. Ocorre entre metais e não metais e entre metais e hidrogênio.
Exemplo:
A ligação entre o sódio (11Na) e o cloro (17Cl) é um exemplo característico de ligaçãoiônica
Na   2 - 8 - 1        Cl   2 - 8 – 7
A ligação entre o flúor (9F)  e o alumínio (13Al). O alumínio perde os três elétrons de sua última camada, pois a penúltima já possui osoito elétrons necessários. Como o átomo de flúor possui 7 elétrons em sua última camada, precisa de apenas mais um elétron. São necessários três átomos de flúor para acomodar os três elétrons cedidospelo alumínio.

Ligação covalente simples
É o tipo de ligação que ocorre quando os dois átomos precisam adicionar elétrons em suas últimas camadas. Somente o compartilhamento é que pode assegurar queestes átomos atinjam a quantidade de elétrons necessária em suas últimas camadas. Ocorre entre não metais e não metais, não metais e hidrogênio e entre hidrogênio e hidrogênio.
Exemplos:
H2

N2Ligação covalente dativa ou coordenada
A existência de algumas moléculas não pode ser explicada simplesmente através da ligação covalente simples. Para estes casos foi formulada a teoria da ligaçãocovalente coordenada. Neste tipo de ligação, um dos átomos que já estiver com última camada completa entra com os dois elétrons do par compartilhado, para estabilizar elemento que não estáestabilizado. Os elétrons do par passam a pertencer a ambos os átomos participantes. A ligação covalente coordenada é representada por uma seta que se origina no átomo doador e termina no átomo receptor.
Dadasas distribuições eletrônicas em camadas para os átomos de 16S e 8O.
S   2 - 8 - 6              O   2 - 6
Compartilhando dois elétrons através de ligações covalentes simples, ambos os átomos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude
  • Saude
  • Saude
  • saude
  • Saúde
  • Saude
  • saude
  • saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!