Saúde

Páginas: 16 (3868 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
1. Concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde
Marly Marques da Cruz

O Capítulo 1 da Parte I compreende a abordagem dos aspectos teóricos conceituais de dois tópicos fundamentais, que estão intimamente interligados para a compreensão do campo da saúde: o primeiro se refere às concepções de saúde-doença e do cuidado em saúde; o segundo diz respeito à determinação social da doença. Estecapítulo tem por objetivo apresentar as diferentes concepções sobre saúde-doença e cuidado, de forma a relacionar as necessidades em saúde com base nas características de uma população em um dado território; caracterizar a relação entre o processo saúde-doença e as dinâmicas existentes de cuidado relativo à organização das ações e serviços de saúde e as redes sociais de apoio; e tratar dos diferentesdeterminantes sociais do processo saúde-doença com base nas características de uma dada população. Como o intuito deste capítulo é criar um ambiente de aprendizagem interativo e agradável, procuramos trabalhar com atividades que, na realidade, representam um convite para você começar a refletir sobre as temáticas centrais. A ideia é que você possa problematizar algum dos pontos sugeridos, fazer umaaproximação com os conceitos e, posteriormente, retornar a eles na leitura ou em alguma outra atividade de síntese. Por exemplo: como neste capítulo vamos tratar dos conceitos de saúde, doença e cuidado, convidamos você a iniciá-lo refletindo sobre as perguntas a seguir. Essas questões podem até parecer muito óbvias, mas não são tanto assim. Vamos ver por quê!

Q ualificação

de

G estoresdo

sus

Para refletir
a) o que significa ter saúde? o que contribui para que as pessoas tenham saúde? b) o que significa estar doente? o que favorece o adoecimento das pessoas? c) o que você faz quando adoece? o que significa para você ser cuidado? d) Como os trabalhadores de saúde interferem no processo saúdedoença das pessoas?

Diferentemente do que você fez, ao explorar bastante seupróprio conhecimento sobre esses tópicos, agora você vai levantar as concepções de outras pessoas, considerando a inserção social delas no âmbito da saúde. Você quer saber como? Então vamos lá...

Para praticar
Faça um levantamento com um gestor, um profissional de saúde e um usuário dos serviços de saúde, utilizando as mesmas questões sobre as quais você já refletiu. Formule um roteiro pararegistrar as respostas dos entrevistados, procurando ser o mais fiel possível. Esse registro pode ser feito num quadro como o exemplo a seguir:
Entrevistados Entrevistado 1 Entrevistado 2 Entrevistado 3 Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4

Síntese é semelhante ao resumo, mas incorpora a crítica em relação ao que foi discutido.

Depois de realizar as entrevistas, compare as respostas dosentrevistados com as suas e faça uma síntese das semelhanças e diferenças observadas.

22

Concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde

Modelos explicativos do processo de saúde, doença e cuidado
Aqui vamos tratar brevemente dos diferentes modelos explicativos do processo saúde-doença e do cuidado para entender como o assunto sobre o qual estamos nos debruçando se faz presente desde aAntiguidade. Além disso, vamos nos reportar aos modelos para apontar diferentes concepções que se complementam, buscando indicar, sempre que possível, os avanços e as limitações explicativas referentes a cada um deles. De qualquer forma, esse panorama histórico vai ajudá-lo a entender proximidades e disparidades com as concepções de saúde, doença e cuidado da atualidade.

Modelo mágico-religioso ouxamanístico
A visão mágico-religiosa sobre a saúde e a doença e sobre como cuidar era a predominante na Antiguidade. Os povos da época concebiam as causas das doenças como derivadas tanto de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais. O adoecer era concebido como resultante de transgressões de natureza individual e coletiva, sendo requeridos, para reatar o enlace com as divindades,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude
  • Saude
  • Saude
  • saude
  • Saúde
  • Saude
  • saude
  • saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!