Saúde e Higiene

Páginas: 20 (4899 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
Introdução
A educação e a saúde estão extremamente ligadas, pois dão sustentação a vida escolar e, consequentemente, o crescimento a todo ser humano participantes desse ambiente. Correlacionado a isso, temos outras bases que são indispensáveis assim como afirma a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB -1996) no Título III - VII, “atendimento ao educando, no ensino fundamentalpúblico, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e a assistência à saúde”.
Para chegarmos a esse patamar legal, tivemos diversas etapas sociais, culturais e econômicas nas quais iniciaram principalmente com a ruptura do feudalismo para o sistema capitalista. As mudanças que ocorreram estavam intrinsecamente ligadas ao sistema econômico, por isso,as ações, pensamentos e leis vigentes tem teor funcional para o próprio sistema, isto é, produtor de novos adultos que geram mão de obra para alimentar o sistema em todos os aspectos. Certamente que, muitas pessoas lutaram para conquistar os direitos até então ganhos de forma humanizada e digna, no entanto, o sistema macro, infelizmente rege de forma mais incisiva e coesa.
Para entendermos melhoros atuais pensamentos sobre a saúde e a higiene da criança na educação, traçaremos de forma sucinta, um histórico sobre a educação infantil no Brasil, com intuito de embasar e elucidar os pensamentos atuais sobre o assunto que propomos.









1. A educação Infantil: histórico
Para ilustrar o histórico da educação infantil no Brasil, utilizaremos como base o texto de Zilma Ramosde Oliveira em sua obra denominada Educação Infantil: fundamentos e métodos (2002) no qual afirma que, em meados do século XIX o atendimento as crianças longe das mães em creches ou parques infantis praticamente não existia no Brasil. Com esse relato, podemos ver que uns dos fatores que levaram o debruçar sobre tais questões foram de cunho econômico, pois nesse momento, sobretudo, a partir danecessidade das mulheres saírem de suas rotinas de casa e participarem como mão de obra ativa com o intuito de sanar as demandas que havia no momento.
A abordagens sobre o cuidado da criança no Brasil comeram como iniciativas de leigos que, de forma isolada agiram na sociedade para diminuir a mortalidade infantil, na qual tinha grandes índices nesse contexto. Essas ações eram ministradas mediantes asentidades de amparo. Por isso, a criação de creches, lares, asilos, internatos ou ações correlatas vieram com o foco de cuidar dos menos favorecidos. Desses, muitos eram filhos de escravos “libertos”.
Os moldes educacionais aplicados nesse momento tinha grandes influências estrangeira. Podemos usar como exemplo os Jardins de Infância que teve base nos pensamentos de Froebel1.
Com ascaracterísticas citadas até então, podemos ver que a Educação no país, nesse contexto eram extremamente assistencialista e compensatória, isto é, tinha o seu olhar focado nas desigualdades sociais, ajudando assim, a compensar algumas ausências físicas das crianças que eram atendidas pela entidade. Por isso, a educação em si, ou seja, a mediação docente para discente no sentido de aprendizado formal, não erao principal objetivo da escola.
Após a Proclamação da República (1889), ocorreram diversas mudanças estruturais, sobre tudo, a urbanização do país. As famílias tinham outros formatos, trazendo, consequentemente, outros modelos de relacionamento.

1 - O alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva naformação das pessoas - ideia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos.
Após a Proclamação da República (1889), ocorreram diversas mudanças estruturais, sobre tudo, a urbanização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higiene e saude
  • Higiene e saude
  • saude e higiene
  • Higiene saude
  • Higiene e Saúde
  • Higiene e saude
  • Higiene e saude
  • Higiene e saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!