Saúde, trabalho e meio ambiente

Páginas: 21 (5132 palavras) Publicado: 2 de março de 2011
SAÚDE, CONDIÇÕES DE TRABALHO E O MEIO AMBIENTE
Domingos Lino

Meio Ambiente e Movimentos Sociais
De Estocolmo ao local de trabalho
Com a realização, no ano de 1992, da ECO 92 ou RIO 92 ou ainda UNCED 92 (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento) os termos Meio Ambiente e Ecologia têm sido "vendidos" para a sociedade como produto da moda para serem consumidos.
Omovimento sindical, desde o final dos anos oitenta, vem incorporando esta discussão ao seu dia a dia, no entanto, tanto alguns dirigentes como trabalhadores muitas vezes têm perguntado: O que nós trabalhadores temos a ver com isto?
Neste sentido, procuramos fazer uma breve exposição abordando a questão ambiental do ponto de vista da qualidade de vida, tentando mostrar como vemos a questãoambiental e sua relação com modelos de desenvolvimento, de produção, de políticas, com o homem e com a natureza. Procuramos também abordar a necessidade de constituir alianças com os setores progressistas comprometidos com a defesa de uma melhor qualidade de vida, investindo na perspectiva de que os trabalhadores assumam o seu papel na sociedade e coloquem a sua organização a serviço de uma causa que nãoé só sua, mas de todas as espécies vivas do planeta, pois não são apenas os governos, os partidos políticos, os técnicos ou os movimentos ecológicos que são desafiados a enfrentar esta questão e sim o conjunto de cidadãos do planeta, principalmente aqueles organizados em movimentos sociais. E é justamente nesse grupo que se encontram os sindicatos. É preciso, a partir da organização no local detrabalho, construir alianças com os movimentos sociais e organizar a luta para fora dos portões das fábricas por uma vida melhor.
O que é meio ambiente?
É a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que proporcionam o desenvolvimento equilibrado da vida humana.
Ecologia
Vem do grego oikos = casa, lar, espaço onde vivemos; mais logia = conhecimento. É a parte dabiologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ou ambiente em que vivem. (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)
Ambientalistas/Ecólogos/Ecologistas
O termo ambientalista tem estreita vinculação com o termo ecólogo; no entanto, há uma distinção entre os dois termos, uma vez que o ambientalista está relacionado com o movimento social e o ecólogo difere do ambientalista no que dizrespeito ao nível de envolvimento com as questões ambientais. Enquanto o ecólogo é o cientista que estuda a ecologia, o ambientalista é um adepto da causa social ou do movimento que o "identifica com a harmonização da sociedade com a natureza, da coletividade com o indivíduo e do homem com o seu corpo".
O termo ambientalista diz respeito à pessoa que entende o seu meio ambiente e usa esse entendimentopara colaborar na gestão do nosso planeta. Essa gestão envolve alterações nos estilos de vida e nos modos de consumo, ações políticas que exerçam pressões voltadas para a mudança de hábitos poluidores e de modos de produção com impacto ambiental negativo e, ainda, mobilização da sociedade e das populações para a criação e aprovação de leis ambientais às quais possam recorrer os cidadãos paratratar de crimes ambientais.
Numa visão genérica, ambientalistas são todos os que se interessam ou se preocupam com as questões ambientais; em uma perspectiva mais específica, refere-se àqueles que efetivamente realizam ações voltadas para a preservação ambiental, principalmente ações de natureza sociopolítica. Os resultados decorrentes da atuação dos ambientalistas e a percepção dessa intervençãoconduzem à formação de determinados significados que podem influenciar a interação socialmente desejável do homem com o ambiente.

ESTOCOLMO 72 - ECO-72 - UNCHE-72, United Nations Conference Human Environment
No final dos anos 60 e início dos anos 70 (antes da crise do petróleo), pesquisas e estudos de diversas instituições, já continham uma preocupação com a sobrevivência do planeta e com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meio ambiente e saude no trabalho
  • Trabalho Meio Ambiente E Saude
  • Saude, trabalho e meio ambiente
  • Segurança, saúde e meio ambiente de trabalho
  • Meio ambiente do trabalho e saúde do trabalhador
  • Segurança do trabalho, saúde e meio ambiente
  • Meio ambiente do trabalho e a saúde dos profissionais da área da saúde
  • Política e segurança do meio ambiente e saúde do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!