saúde publica no Brasil

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

ANA MORAES MELO
ALAN ROBERTO FERREIRA DA SILVA
DANIELE MARIA DA SILVA
ELIANE MARIA DA SILVA









SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL DA REPUBLICA AO SURGIMENTO DO SUS.










Garanhuns - PE
2014
ANA DE MORAES MELO
ALAN ROBERTO FERREIRA
DANIELA MARIA DA SILVAELIANE MARIA DA SILVA









SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL DA REPUBLICA AO SURGIMENTO DO SUS.





Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinasFormação Social, História e Política do Brasil, Antropologia, Acumulação Capitalista e Desigualdade social, Metodologia Científica.

Prof. Gleiton Lima, Profª Giane Albiazzetti,Profª Roseane A. Belieiro Malvezzi e Prof. Rodrigo Trigueiro





Garanhuns - PE2014
Garanhuns - PE
2014

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A história da saúde pública no Brasil......................................................................4
2.2 Da “Revolta da Vacina” ao Ministério da Saúde...................................................4
2.3 O processode formação de construção do SUS......................................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9















1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento da saúde pública em nosso pais, desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade, buscando assim contribuir para o entendimento do sistema único de saúde (SUS)que parte do principio de que a saúde é direito de todos e dever do estado. Esse sistema tem como finalidade minimizar as desigualdades, pois todo cidadão é igual para o sistema único de saúde.















2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A história da saúde pública no Brasil
A saúde no Brasil praticamente inexistiu nostempos de colônia, pois o modelo exploratório nem pensava nessas coisas. O que havia era o pajé, com suas ervas, a medicina dos jesuítas e os boticários.
A única instituição que podemos destacar nesse período foi a criação das Santas Casas de Misericórdia. Porém em 1808 com a chegada da família Real portuguesa, veio a necessidades de criação das primeiras escolas de medicina do país: que foi oColégio Médico-Cirúrgico na cidade de Salvador e a escola cirúrgica do Rio de Janeiro. E essas foram as únicas medidas governamentais até a República.
Apenas no período de (1902-1906) no governo de Rodrigues Alves houve a primeira medida sanitária no país. O Rio de Janeiro não tinha nenhum saneamento básico e, assim varias doenças graves como varíola, malária, febre amarela e até peste bubônicaespalhavam-se facilmente. O então presidente contratou o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que para solucionar o problema pôs em marcha um ambicioso plano de saneamento e higienização da cidade convocando cerca de 1.500 pessoas para uma ação, que por sua vez foi desastrosa. Onde os agentes tinham ordens para na casa que tivesse resistência podiam invadir as mesmas queimando roupas e colchões dosmoradores que também eram obrigados a ser vacinados. Essa campanha foi realizada sem nenhum tipo de ação educativa no qual gerou o protesto da população ficando assim conhecida como Revolta das Vacinas.
2.2 Da “Revolta da Vacina” ao Ministério da Saúde
Pouco foi feito pela saúde durante esse período, apenas depois da chegada dos imigrantes europeus, que foram a primeira massa de operários no Brasil,começou-se a discutir depois de manifestos e greves, um modelo de assistência médica para a população pobre, que foi o chamado “Caixa de Aposentadoria”. Essa instituição era mantida pelas empresas que passaram a oferecer este serviço aos seus funcionários.
Esse modelo teve inicio a partir da Revolução de 1930, com Getulio Vargas. É criado o ministério da Educação e Saúde no qual teve uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde pública no brasil
  • A Saúde Publica no Brasil
  • HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
  • Realidade da saúde pública no brasil
  • redação Saúde Publica no Brasil
  • Saúde pública no Brasil
  • Saúde Pública no Brasil
  • Saúde pública no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!