Saúde publica- direito de todos, dever do estado

Páginas: 8 (1950 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
Introdução
Este trabalho tem como finalidade analisar a promoção de políticas publicas de saúde, suas implicações e contribuição no Bem estar Social dos Países mencionados no documentário Sicko- SOS saúde (direção Michael Moore-2007), além do Brasil e Venezuela (País de Pesquisa).
A importância dos modelos aplicados em cada Pais, para que posamos compreender melhor a relação entre Saúde e acontribuição do estado para a promoção dela na sociedade , primeiramente vamos definir os modelos aplicados em cada pais.

Universal-redistributivo
Característica principal: recursos que provem dos ganhos dos indivíduos, esses impostos são progressivo ou seja quem ganha mais, paga mais,, os recursos destinados a área social adquirem uma maior capacidade de distribuição já que independente dascondições sócio-economica do individuo, todos eles tem acesso ao mesmo padrão de serviços de saúde. Os serviços de saúde e assistência medica são produzidas exclusivamente pelo estado, configurando como serviço publico estatal, Quando há a presença de serviços de assistência medica privada, estes são absolutamente residuais, e estão sob as regras exclusivas do mercado, sem subsidio algum dos recursosestatais.(Cohn. 2005)

Sistema de proteção Social (conhecido como Meritocratico-corporativista)
A extensão dos direitos e dos serviços sociais, dentre eles a saúde se da a partir da situação dos indivíduos no mercado de trabalho, é meritocratico porque os indivíduos só tem acesso á assistência medica, se contribuírem para o sistema de proteção social, esse modelo constitui portanto um tributovinculado a contribuição individual de cada um, conforme sua situação no mercado de trabalho, ou seja o reconhecimento do estado se dá a partir de estarem sob as leis que regulam a relação entre capital e trabalho, no geral o que se verifica nesse modelo é que ele acaba por gerar uma segmentação e uma diferenciação dos indivíduos, no que diz respeito aos benefícios e serviços a que tem direito(Cohn. 2005).

Modelo residual
nesse modelo só tem acesso aos serviços e beneficios sociais, aqueles que comprovarem sua condição de carência ou seja os mais pobres, o restante da sociedade vincula-se a serviços e beneficios cujo acesso é garantido pela contribuição diretamente as instituições privadas do mercado, sejam eles de seguro social ou de seguro de saúde, os serviços estão diretamentevinculado ao estado que os produz somente para os seguimentos da população comprovadamente pobre (Cohn. 2005).

Saúde – um direito de todos
O Filme Sicko aborda o sistema de saúde de vários países, notamos que há uma grande diferença na promoção da saúde de cada um, os EUA é um país onde o modelo aplicado é o residual, ou seja o individuo lá não tem acesso aos serviços de saúde publica a não seros que estão abaixo na linha de pobreza, o cidadão americano utiliza planos de saúde privado, ficando assim um alto percentual de pessoas sem assistência medica devido a não possuir nenhum plano de assistência a saúde. Sendo o sistema de saúde dos EUA considerado um dos mais caros do mundo, também há os indivíduos que são rejeitados pelos seguros saúde por Idade (Idosos) ou por doençaspré-existentes.
Com a reforma do sistema de saúde do atual governo, foi criado por Barack Obama uma lei que ira beneficiar mais de 30 milhões de americanos que antes não tinham seguro saúde, o novo plano terá preços mais acessíveis e a nova lei proíbe que as companhias de seguro negue adesões de pessoas com doenças pré-existentes e idosos, e também permite que jovens até 24 anos permaneçam coberto peloplano de saúde dos pais, essa lei foi chamada informalmente de “Obamacare”. O lado negativo da lei e que requer que a maioria dos americanos obtenha o seguro-saude até 2014, aqueles que não cumprirem a obrigatoriedade serão forçados a pagar uma multa aplicada gradualmente até 2016
Países como França e Inglaterra, como mostra o documentário são exemplos de universalidade e equidade, os indivíduos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sa de direito de todos e dever do Estado
  • Educação Dever do Estado Direito de Todos
  • A Política Social como Política Pública: dever do Estado e Direito de todas e todos
  • Defensoria Pública
  • todos tem direitos e deveres
  • MORADIA DIGNA: UM DIREITO DE TODOS, UM DEVER DO ESTADO, UMA REALIDADE DE POUCOS
  • Saúde
  • Saúde: direito de todos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!