SAÚDE MENTAL

Páginas: 22 (5310 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Após a Revolução Industrial e a implantação do capitalismo, pessoas com problemas mentais passaram a ser taxadas como pessoas que não produziam e por não renderem lucros, eram inúteis à sociedade. Por este motivo, foram criados os “manicômios”, casas onde se alojavam doentes mentais, com o fim primário de afastá-los da sociedade.
No Brasil, no entanto, os “manicômios” começaramrecebendo leprosos que são pessoas que tinham lepra, doença que atingia muitas pessoas nesta época. Estas casas isolavam os leprosos para a diminuição de contagio da doença. Com o passar dos anos essas casas passaram a abrigar mendigos, presidiários, velhos e pessoas que não contribuíam com o crescimento da sociedade. Estes viviam em condições desumanas, eram maltratados e suas eram condiçõesprecárias.
No século XVIII estas casas passaram a ser denominadas de “Hospitais Psiquiátricos”, tendo em vista, agora, o tratamento de doenças mentais. Os médicos da época acreditavam inicialmente que as doenças mentais se davam por fatores biológicos e pouco depois, já passam a considera- lá como provinda de fatores físicos, hereditários e morais. Com isso o tratamento era o isolamento, e por conta dessesfatores até mesmo os filhos dos internos eram, também, levados para a internação.
A prevalência do saber médico fez com que os “Hospitais Psiquiátricos” fossem vistos como sendo um local de classificação e diagnóstico, e conhecido por seus tratamentos desumanos, como sendo um local de exclusão social. No século XIX, a loucura recebe o nome de doença mental. Na década de 70 se tem início noBrasil, o movimento antimanicomial, movimento este volta seu olhar para os excluídos da sociedade e que proporciona ao país, outro olhar para a psiquiatria, o da saúde mental.
E aos poucos o ‘louco’ passa a ser visto como ‘doente mental’ e vê-se que era necessária uma maior reintegração deste na sociedade por meio de programas e projetos, porém esses programas e projetos ainda não se expandem muito;É só com a Constituição de 1988 que surge um novo paradigma de saúde, compreendendo que todos os indivíduos devem ter acesso a saúde de forma igualitária, é dever do estado à garantia desta. Cria-se então um sistema para que possa promover a saúde da população, visando a promoção, prevenção e o tratamento de toda a população com base nos preceitos da constituição de 88.
O Sistema Único de Saúde(SUS) é a denominação do sistema público e privado de saúde brasileira, daí o nome "único", unifica o sistema de saúde no Brasil. Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde, foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direitode todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990,2 a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.
Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição. Fazem parte doSistema Único de Saúde, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos - incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros (bancos de sangue), os serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e científica, como a FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz - e o Instituto Vital Brazil.
O SUS tem comoobjetivo desenvolver ações e programas relativos à saúde mental. O processo de reforma psiquiátrica introduziu no Brasil uma série de modificações na assistência prestada ao portador de transtorno mental. Como serviço substitutivo ao hospital psiquiátrico tem o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), NAPS (Núcleo de Apoio Psicossocial), e CERSAMs (Centro de Referencia à Saúde Mental). Sabemos como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saúde mental e transtorno mental
  • Saude mental e psicologia mental
  • saude mental e transtorno mental
  • Saúde Mental ou Doença Mental
  • Saúde mental e transtorno mental
  • Saúde mental e transtorno mental
  • Saúde Mental e Transtorno Mental
  • Saúde Mental e Transtorno Mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!