SAÚDE, DOENÇA MENTAL E SERVIÇOS DE SAÚDE NA VISÃO DE ADOLESCENTES E SEUS CUIDADORES - Cap I

Páginas: 31 (7677 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO

1.1 Adolescência, família e contextos significativos
O desenvolvimento do indivíduo acontece em um curso contínuo de fases de amadurecimento nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Na maioria das vezes, a família é o primeiro contexto de inserção da pessoa afetando, positiva ou negativamente, nos comportamentos sociais, nas crenças e atitudes, na tomada dedecisões, enfim, em todo o processo biopsicossocial do desenvolvimento.
Crises particulares estão associadas a cada fase do ciclo de vida. O período da adolescência é considerado uma das etapas mais complexas vividas pelo ser humano, pois, intensas e inúmeras tensões novas se apresentam nesta fase. O primeiro desafio que o adolescente se depara é a mudança física de seu corpo, que se acompanha desensações desconhecidas. O segundo desafio é a maturação sexual que traz à tona desejos, prazer e anseios pela descoberta do sexo. O terceiro é a transformação da identidade que remete ao processo de diferenciação e busca da autonomia. O quarto é a necessidade de admitir a perda da infância e a de assumir um novo papel. Todas estas modificações geram inquietude, estresse, sentimentos ambivalentesde amor-ódio pelos pais, angústia de separação, medo do novo, busca por si que remete à inserção no grupo de iguais e ao conflito frente às demandas sociais que ora solicita o ser criança e ora o ser adolescente (Cole & Cole, 2003; Erickson, 1968; Hopkins, 1983).
Ao mesmo tempo em que o adolescente vivencia as transformações desta fase da vida, a família também é influenciada intensamente. Aadolescência é uma fase igualmente tensa e difícil para os cuidadores que enfrentam dificuldades em lidar com as novas conquistas, rebeldia, separação e autonomia dos adolescentes. Para os cuidadores, também se apresenta o desafio de se vivenciar sua própria adolescência e os impasses não resolvidos desta fase. É nesse contexto de intensa efervescência emocional que as famílias buscam possibilidadesde existir oscilando entre a manutenção de comportamentos antigos e a abertura a novos (Carter & McGoldrick, 1995).
Além da família, outros contextos são significativos e ganham maior espaço na vida dos adolescentes. A aproximação ao grupo de iguais e busca por diferenciação dos pais torna os ambientes escolar e social fundamentais para o desenvolvimento nesta fase da adolescência. Em vistadisso, novas figuras se tornam cruciais e desempenham importante papel na vida do adolescente, por exemplo, professores, amigos(as) e namorado(a). Na medida em que o adolescente se vincula a outros contextos como igreja, clube esportivo, rua, comunidade, dentre outros, estes se tornam parte do processo de desenvolvimento. Numa perspectiva mais ampla, também são considerados o contexto socioeconômico,o país, a cultura e a etnia como fatores que influenciam o desenvolvimento do adolescente.
Segundo a Abordagem bioecológica do desenvolvimento humano (ABDH), a compreensão do desenvolvimento exige um olhar mais amplo dos fatores que atuam na pessoa e no ambiente. A ABDH estuda o desenvolvimento através da interrelação de quatro domínios, são estes: processo, pessoa, contexto e tempo(Bronfenbrenner, 1995; Bronfenbrenner & Morris, 1998). Esses autores afirmam que o “processo proximal” corresponde às formas de interação no ambiente imediato. Para os autores, o desenvolvimento ocorre através destes processos de interação recíproca (bidirecional) progressivamente mais complexa de um ser humano ativo, biopsicologicamente em evolução, com outras pessoas, objetos e símbolos. Para ser efetiva, ainteração deve ocorrer em uma base regular e através de períodos estendidos de tempo. Os autores apontam que a forma, a força, o conteúdo e a direção dos processos proximais que efetivam o desenvolvimento variam sistematicamente como uma função conjunta das características da pessoa em desenvolvimento. Associados a estas estão o ambiente imediato e remoto onde os processos ocorrem, a natureza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do servico social no campo da saúde mental do caps i
  • Saúde Mental ou Doença Mental
  • Caps: a contribuição do serviço social em relação a saúde mental
  • A Importância da Saúde mental nos serviços de saúde
  • Saude e doença mental
  • Saúde e doença mental
  • saude ou doença mental
  • Saúde e doença mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!