Saúde do Trabalhador

Páginas: 12 (2944 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR
A área de Saúde do Trabalhador, no Brasil, tem uma conotação própria, reflexo da trajetória que lhe deu origem e vem constituindo seu marco referencial, seu corpo conceitual e metodológico. Por Saúde do Trabalhador compreende-se o conjunto de conhecimentos oriundos de diversas disciplinas, como Medicina Social, Saúde Pública, Saúde Coletiva, ClínicaMédica, Medicina do Trabalho, Sociologia, Epidemiologia Social, Engenharia, Psicologia, entre tantas outras, que – aliado ao saber do trabalhador sobre seu ambiente de trabalho e suas vivências das situações de desgaste e reprodução – estabelece uma nova forma de compreensão das relações entre saúde e trabalho e propõe uma nova prática de atenção à saúde dos trabalhadores e intervenção nos ambientesde trabalho. Esse conceito situa-se no quadro geral das relações entre saúde e trabalho e apresenta-se como um modelo teórico de orientação às ações na área da atenção à saúde dos trabalhadores, no seu sentido mais amplo, desde a promoção, prevenção, cura e reabilitação, incluídas, aí, as ações de vigilância sanitária e epidemiológica
A relação entre saúde e trabalho tem sido estudada desde oantigo Egito e no mundo Greco-Romano mais só ganharia maior ênfase com o impacto da revolução industrial ocorrida no século XVIII.
Georgius Agricola, em 1556 , Foi o primeiro autor a abordar a relação saúde / trabalho em um livro, “De Re mettálica”, que estudava vários problemas relacionados com a extração e a fundição do ouro e da prata, enfocando inclusive os acidentes de trabalho e doenças maiscomuns entre os mineiros. “Em 1700, Ramazzini, um médico italiano considerado “o pai da medicina do trabalho”, estabeleceria definitivamente a relação entre saúde e trabalho em seu livro” De Morbis Artificum Diatribe”, que estudava as doenças relacionadas com cerca de 50 profissões . Em 1834 surge o primeiro inspetor médico de fábrica, o Dr. Robert Baker, da Inglaterra . Em 1842, na Escócia, surgeo primeiro médico de fabrica, quando uma fábrica têxtil contratou um médico para submeter os menores trabalhadores a exames médicos admissionais e periódicos.
No Brasil, por sua vez, durante os três primeiros séculos de nossa história as atividades industriais restringiram-se, praticamente, à fabricação do açúcar nos engenhos e á mineração, utilizando técnicas bastante rudimentares. Em 1890,com a criação do Conselho de Saúde Pública, surge a primeira legislação sobre condições de trabalho industrial. Em 1919 surge a lei de Acidente do Trabalho, que assinalaria o ponto de partida da intervenção dos estados nas condições de consumo da força de trabalho industrial em nosso país. Em 1920 surge o primeiro médico de fábrica brasileiro , quando a Fiação Maria Zélia, situada no Bairro deTatuapé, em São Paulo, contrata um médico para dar atenção a saúde dos seus trabalhadores. Em 1923é promulgado o Regulamento Sanitário Federal ( reforma Carlos Chagas) , que incluiria a higiene profissional e industrial no âmbito da saúde pública . Contudo , em 1930 , com a criação do Ministério do Trabalho , a questão da saúde e segurança dos trabalhadores passa o âmbito deste Ministério, ondepermaneceria até hoje. Em 1934 é criada a Inspetoria de Higiene e segurança no Trabalho , que transformou-se , ao longo dos anos , em Serviços , Divisão , Departamento e , posteriormente na atual Secretaria de segurança e saúde no trabalho (SSST/MTb).
Em 1972 o governo edita a portaria n° 3237 criando o “Programa de valorização do Trabalhador” , obrigou algumas poucas empresas a criar serviços médicosconforme o grau de risco e o número de empregados e , inicia-se um programa de formação de médicos do trabalhado através de curso ministrados pela Fundacentro. Em 1978 o Ministério do Trabalho aprova a portaria n°3214 com as 28 Normas regulamentadoras (NR) relativas á segurança e medicina do trabalho. A Recomendação n° 112/59 da OIT foi um dos marcos importante no processo de organização dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A saúde do trabalhador
  • SAUDE DO TRABALHADOR
  • Saude do trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!