Saúde do trabalhador

Páginas: 14 (3273 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Vigilância em Saúde do Trabalhador




INTRODUÇÃO

Em face dos desafios colocados atualmente pelos processos em curso de saúde/doença, a saúde pública vem repensando sua atuação com base na discussão acerca da promoção da saúde, quetem contribuído de forma importante no redirecionamento das práticas em saúde. Os pressupostos teóricos e metodológicos que embasam as práticas em Saúde do Trabalhador (ST), em muitos aspectos, guardam alguns pontos em comum com a perspectiva da promoção da saúde e da VS.
Essas aproximações dizem respeito, em primeiro lugar, à concepção de saúde que orienta as práticas em ST. A VST, ao passo quesofre influências do movimento da saúde coletiva, da medicina social latino-americana e da reforma sanitária italiana, rompe com a abordagem hegemônica que vincula a doença a um agente específico ou a um grupo de agentes existentes no ambiente de trabalho. As intervenções em ST e, em particular, em VST se pautam na concepção de que a saúde para o trabalhador não significa apenas a ausência dedoenças ocupacionais e acidentes de trabalho, mas também, e principalmente, a transformação dos processos de trabalho em seus diversos aspectos, na direção de buscar não apenas a eliminação de riscos pontuais que podem ocasionar agravos à saúde, mas também uma outra inserção do trabalhador no processo produtivo que seja potencializadora de saúde e de vida .
Com base nesse conceito ampliado de saúde, esimilarmente ao enfoque da promoção da saúde, a ST elege como seu objeto de estudos não apenas os riscos e os agravos/efeitos para a saúde, mas também os determinantes de tais riscos e efeitos. Esses determinantes, em ST, traduzem-se no conceito de processo de trabalho, que na verdade torna-se o objeto de estudos e intervenção dessa área de atuação e que é responsável por tais riscos e agravos.OBJETIVOS
Geral: A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VST) vem se firmando como uma área de atuação da saúde pública e, nesse sentido, necessita atentar para essas mudanças em curso nos processos de saúde/doença e na atuação da saúde pública em geral, a fim de poder dar respostas efetivas aos problemas colocados para os trabalhadores – problemas estes de ordem bastante complexa e de difícilresolução mediante unicamente ações curativas e preventivas.

Específico: É a partir do reconhecimento da necessidade de a VST refletir sobre suas práticas em face do novo enfoque da promoção da saúde que, no âmbito deste trabalho, pretende-se discutir as aproximações possíveis entre as práticas de VST e o enfoque da promoção da saúde, bem como os desafios da VST diante dessa nova concepção desaúde pública.

História
As inter-relações entre trabalho e saúde são conhecidas desde a antigüidade sendo possível detectar algumas referências desde os papiros egípcios e no mundo greco romano. Nesta época existia um desinteresse no assunto, já que os trabalhos mais pesados ou de maior risco eram destinados a escravos oriundos de nações subjugadas.
Na Idade Média pouco é conhecido sobre asrelações entre trabalho e saúde. Mais adiante, as observações concentram-se nos problemas de saúde provocados pela atividade extrativa mineral, até porque a importância das nações do século XVI e, em parte dos seguintes, seria proporcional à quantidade de metais preciosos extraídos.
Na primeira metade do século XIX ocorreu a Revolução Industrial na Europa, um movimento que impôs grandes mudanças nomodo de produção, passando da manufatura para a maquinofatura e depois, para a máquina, o que consequentemente, afetou em muitos aspectos a vida e a saúde dos trabalhadores.
As condições de trabalho eram precárias, o ambiente inadequado, as jornadas muito longas, os salários baixos e cada empregadora tinha as suas próprias regras, não existindo nenhuma norma governamental que interferisse ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A saúde do trabalhador
  • SAUDE DO TRABALHADOR
  • Saude do trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador
  • saude do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!