Saúde do trabalhador

Páginas: 4 (880 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Prefeitura Municipal de Belém
Secretaria Municipal de Saúde
Gabinete da Secretária
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Belém

MAPEAMENTO DE RISCOS

BELÉM-PARÁ
2011MAPEAMENTO DE RISCOS
1 – Inês Braga – Socióloga;
2 – Janaína Martins – Terapeuta Ocupacional;
3 – Rui Dinamar – Engenheiro de Segurança no Trabalho;
4 – Nazareth Rolo – Enfermeira do Trabalho.

1 –INTRODUÇÃO:
Há muito os trabalhadores brasileiros vêm lutando para transformar os ambientes de trabalho em locais saudáveis, e nesse sentido frear a evolução capitalista na organização do trabalho.Apesar de toda essa luta, somente no início dos anos 80, a partir de trocas de experiências entre sindicalistas e técnicos brasileiros e italianos a metodologia do Mapa de Riscos começou a ser utilizadano País. Sistematicamente, nos anos 90 através do Instituto Nacional de Saúde no Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (INST/CUT) mantendo-se as bases da experiência sindical italiana.
Para aelaboração de um Mapa de Riscos que atenda os anseios da classe trabalhadora e possa estar a serviço de todo uma comunidade, entendemos que a classificação apresentada pelo Ministério do Trabalho eEmprego – MTE, não contempla fatores de riscos importantes, como os Psicológicos, os Sociais e os Ambientais. Nesse sentido, nossa opção pela elaboração do Mapa de Riscos será a proposta elaborada peloINST/CUT, onde levam em consideração oito grupos de fatores de riscos, sendo que cada um deles é representado por uma cor específica.
Assim, a proposta de sensibilizar os Agentes Comunitários deSaúde (ACS) é uma estratégia do CEREST para identificar, notificar e monitorar os acidentes e as doenças relacionados ao trabalho no município de Belém. Dessa forma, objetiva-se consolidar neste municípioa elaboração do Perfil Epidemiológico em Saúde do Trabalhador. Tendo em vista que os membros das equipes de saúde fazem o contato mais freqüente e direto com as famílias assistidas por distritos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A saúde do trabalhador
  • SAUDE DO TRABALHADOR
  • Saude do trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!