Saúde do Trabalhador na sociedade contemporânea.

Páginas: 2 (269 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
O artigo traz uma resenha sobre o livro “Saúde do trabalhador na sociedade Brasileira contemporânea. Livro da autoria de Carlos Minaya Gomes, Jorge Mesquita Huet Machado ePaulo Gilvane Lopes Pena. Rio de janeiro, editora FioCruz , 2011 , 540 p.
O livro aborda vários assuntos, desafios e perspectivas no campo da saúde do trabalhador. Nos últimosanos houve grandes mudanças na globalização dos mercados, reestruturação produtiva e incorporação de novas tecnologias, aumento de trabalhos informais, exclusão social, o que fazcom que tudo isso mude muito o perfil dos trabalhadores.
Organizaram um Simpósio no intuito de fazer um balanço da área, avaliando conquistas e avanços e também aslimitações e entraves com o objetivo de carências e tendências de transformações.
O trabalhador é considerado como sujeito ativo e se baseia na compreensão da saúde como sujeito ativo ese baseia na compreensão da saúde como direito aos princípios do SUS ( Sistema único de saúde ).
Porém o SUS não colabora, pois não consegue ter a funcionabilidade necessáriapara atender a demanda populacional. Infelizmente na realidade Brasileira existem muitos casos marcantes de acidentes e agravos á saúde relacionadas ao trabalho. Algunstrabalhos, mesmo com todo o avanço tecnológico, permanecem matando lentamente ou até abruptamente.
Na área rural é outra realidade desafiadora no Brasil, devido ao grande uso deagrotóxicos e apontam uma necessidade maior da articulação acadêmica e política em prol de melhorias nesse setor.
Questões como estas e todos os problemas que existem na saúde dotrabalhador , segundo o livro ,só serão superadas por meio da intensificação da articulação entre as analises teóricas, as propostas políticas e as ações de intervenção.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde do Trabalhador na Sociedade 24 Horas
  • “A imagem pessoal e a saúde na sociedade contemporânea
  • Imagem Pessoal e Saúde na Sociedade Contemporânea
  • Cultura e sociedade condições de trabalho e sua influência na saúde do trabalhador
  • A participação da sociedade civil na saúde e segurança dos trabalhadores
  • Necessidades Sociais e Produção de Saúde na Sociedade Contemporânea
  • AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR
  • sociedade contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!