Saúde do idoso

Páginas: 11 (2603 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
DIVINA NUNES DA MATA OLIVEIRA

PROJETO DE INTERVENÇÃO
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Estudo apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.

Nome doProfessor-Tutor Externo – Orientador: Nívea Souza Almeida Minho.

Nome do Supervisor de Campo – Orientador: Eliane Barros Leite.

BAIANÓPOLIS BAHIA
2011
SUMÁRIO

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO..............................................................................04
2.OBJETIVOS...........................................................................................................06
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................07
4. METODOLOGIA....................................................................................................08
5. REFERÊNCIAS......................................................................................................14

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Opresente Projeto destina-se na atuação e ao trabalho com idosos no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social na cidade de Baianópolis Bahia, que atende as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Diante disso, nas atividades com idosos serão desenvolvidas ações que contribuem para melhor desempenho e bem estar da terceira idade, o interesse por essa temática surgiu através dasobservações das atividades desenvolvidas no CRAS.
De acordo a Constituição Federal, 1988, “O Estado, a família e a sociedade tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar, garantindo-lhes os seus direitos”.
Com base nisso, cabe as organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, comunidade atrabalharem em parceria para efetivação do cumprimento da Lei que defende todos os idosos, pois existem casos de desrespeito como maus tratos, exploração, abuso, isolamento ocasionado até depressão.
Nesse sentido, passando informações e incentivando os idosos a buscar uma vida ativa e não de forma passiva e sedentária, o CRAS tem objetivado, está incentivando este público a participar de atividades quepossa trazer aos idosos uma auto estima elevada.
Portanto, se faz necessário uma atuação maior dos agentes sociais, familiares, comunidade, sociedade e poder público, embasados nas leis como na Constituição Federal, Estatuto do Idoso, Conselhos, na busca ativa das pessoas idosas e assim garantir um envelhecimento com qualidade.

Tema: O trabalho no CRAS – Centro de Referência de AssistênciaSocial, com os idosos nos grupos de convivência.

1.1 A Assistência Social define na lei orgânica Art. 2. I afirma que a mesma tem como objetivo, a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice. Com isso cabe a instituição da Casa da Família o CRAS, a trabalhar com o público da terceira idade, devendo preservar os vínculos familiares e comunitários, além de muitoespecializado, a acessibilidade e permanência nos grupos de convivência que visam assegurar os que lhes é de direito.

1.2 Centro de Referência da Assistência Social de Baianópolis tem contribuído para o desenvolvimento dos idosos no grupo de convivência.

2. JUSTIFICATIVA

O Projeto de estágio surgiu através de observações no CRAS de Baianópolis, da atuação da equipe de profissionais que são:Assistente Social, Psicóloga, Pedagoga e Coordenadora, atuando com os mais variados públicos, e o que mais me despertou atenção foi o trabalho com os idosos.
É notável o crescimento do número de idosos na população brasileira, e com isso cresce também a preocupação de projetos e políticos que favoreça um envelhecimento mais saudável e melhor qualidade de vida.
As conquistas adquiridas com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde dos idosos
  • Saude do idoso
  • Saúde do Idoso
  • Saude do idoso
  • Saude do idosos
  • saude do idoso
  • saude do idoso
  • saude idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!