Saúde da mulher

Páginas: 6 (1398 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
SAÚDE DA MULHER


A saúde da mulher é uma preocupação de todos os setores da saúde no Brasil. Ao longo dos anos, foram criados diversos programas pelo governo federal que visam à preservação da saúde da mulher através da prevenção. Seguindo esta ideologia e procurando qualificar a assistência, é de extrema importância o atendimento interdisciplinar a mulher em todas as fases de sua vida,principalmente nas fases que representam momentos susceptíveis a mudanças de hábitos e costumes, como é o caso da gestação.

A gravidez é vista como um período de constantes modificações físicas, psicológicas e sociais na vida da mulher grávida e dos que a cercam, em especial o companheiro/futuro pai. A condição de gestar um filho gera necessidade de adaptação às novas condições e papéis de mãe,pai, avó, etc. Por esta razão, as pessoas envolvidas buscam maneiras de viver estes momentos de modo a minimizar ansiedades, fantasias e temores manifestos em relação ao processo de nascimento.

O pré-natal deve favorecer as gestantes a expressão de suas ansiedades, dúvidas, medos e expectativas relacionadas à gestação e ao parto, e o profissional de saúde deve ser um facilitador desse processo.A melhor maneira de promover a compreensão do processo da gestação é criar espaço para troca de informação entre as mulheres que o vivenciam.

Na área de saúde, a educação pode ser realizada de diversas maneiras, destacando-se as discussões em grupo, as dramatizações ou métodos que facilitem a troca de experiência entre os componentes do grupo, evitando-se as palestras, que são poucoprodutivas. No ciclo grávido-puerperal, oferecer um modelo educativo participativo na assistência à saúde da mulher, favorece seu aprendizado e propicia-lhe vivenciar novas experiências.

IDENTIFICAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA



No município de São José do Cerrito, em relação às gestantes, apenas 49,5% realizaram sete ou mais consultas durante o pré-natal em 2008, este número já aumentou em 2009,acredita-se que subiu em média para 68%. A baixa cobertura desse público se deve principalmente a procura tardia pelo serviço de saúde, onde as gestantes já chegam na Unidade próximo de completar o 3º trimestre, atrasando a realização do acompanhamento. Frente a isso, estamos neste ano realizando intensamente busca ativa das gestantes através de educação em saúde e principalmente do trabalho dasACS, onde acreditamos estar mais ampla nossa cobertura, com vistas à importância da realização do pré-natal pela detecção precoce de problemas gestacionais e prevenção de problemas no parto e puerpério.

  Sabe-se ainda, que nosso público concentra-se em famílias moradoras da área rural e de baixa renda, com nível de escolaridade baixo e poucos esclarecimentos em saúde, aliado as dificuldades deacesso a Unidade Básica, diante disso, as reuniões mensais com grupos de gestantes apesar de sua importância são muito pouco freqüentadas, ficando as gestantes sem muitos esclarecimentos valiosos relacionados às fases do pré-natal, parto e puerpério, pois acabam não participando de uma ordem de encontros e conteúdos tratados.

DESCRIÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO

Os indicadores do SISPRENATAL(2002) demonstram que somente 4,07% das gestantes inscritas no PHPN realizaram o elenco mínimo de ações preconizadas pelo Programa (BRASIL, 2001) e que somente 9,43% realizaram as seis consultas de pré- natal e a consulta de puerpério. Os dados também evidenciam que a atenção no puerpério não está consolidada nos serviços de saúde. A grande maioria das mulheres retorna ao serviço de saúde no primeiromês após o parto. Entretanto, sua principal preocupação, assim como a dos profissionais de saúde, é com a avaliação e vacinação do recém-nascido. Isso pode indicar que as mulheres não recebem informações suficientes para compreenderem a importância da consulta puerperal.

O grupo de gestantes é uma das maneiras, em que através de um jogo de iguais, há condições para a formação de um espaço de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher.
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher
  • saude da mulher
  • Saude Da Mulher
  • saude mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!