Saúde da criança na atenção básica

Páginas: 12 (2957 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Saúde da criança na atenção básica

A Atenção à Saúde da Criança representa um marco, ao propor o atendimento a saúde infantil no contexto da integridade do cuidado, e a sua adoção é um passo importante para o reconhecimento dos direitos da criança.
No Sistema de Saúde Brasileiro, á Politica de Atenção a Criança sempre esteve interligada a saúde materna, definida como politica de saúdeMaterno Infantil. A visão da criança como ser em permanente desenvolvimento foi resultado de um longo processo que envolveu transformações na organização social.
Os cuidados básicos em saúde apresentam relevância como possibilidade para o enfrentamento dos problemas de morbidade, mortalidade e qualidade de vida da população infantil.
Na década de 80, em uma ação coordenada entre o governofederal, as secretarias estaduais e municipais de saúde e o Ministério da Saúde, foi elaborado o Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança (PAISC), por meio de cinco ações básicas: Aleitamento Materno, Orientação Alimentar para o desmame, Imunização e Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento. Com esse programa, o Ministério da Saúde marcou uma diretriz politica para expansão econsolidação da rede de serviços básicos, utilizando a estratégia da assistência integral.
Em 1986, ampliam-se investimentos na saúde para promover a organização da atenção primária nos municípios brasileiros.
Para tanto, o MS definiu o PACS e o PSF como potencializadores para vigilância da saúde infantil, com destaque para o cartão da criança, como instrumento de monitoramento do crescimento edesenvolvimento.
Nas décadas de 80 e 90, programas buscavam oferecer atendimento mais qualitativo e efetivo à criança. Destacam-se o PAISC, PSF, a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (método canguru), Projeto Acolhimento mãee bebê, o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno e a AIDPI.
Apesar de todos esforços e avanços ainda existem problemas que precisam deações/práticas/intervenções na tentativa de revertê-los e/ou melhora-las.
Em julho de 2004, o MS com o objetivo de modificar esta realidade, lançou e divulgou a Agenda de Compromisso para Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil.
Atualmente a OMS, aponta como estratégia as Linhas de Cuidado, possibilitando assim o cuidado integral.
A Atenção Integral a Saúde da Criança organiza-se emtrês eixos, ações que vão da anticoncepção a concepção, a atenção ao parto e ao puerpério, passando pelos cuidados com o recém-nascido (triagem neo natal, aleitamento materno, doenças prevalentes da infância e saúde coletiva em instituições de educação infantil, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento).
A compreensão do cuidado a criança na ABS foi construída a partir das experiênciasvivenciadas pelos profissionais, gestores e mães e dos significados por eles atribuídos as atitudes necessárias para cuidar da criança na perspectiva da integridade.
Cuidar da criança é um conceito que envolve domínio do aparato técnico-cientifico associado as tecnologias leves, construídas nos relacionais de agir na produção dos atos de saúde, nas relações entre o profissional, a criança, afamília e a comunidade, entre profissional, equipe e profissional, equipe e instituição. Significa aliar ao processo de cuidar o conhecimento cientifico e tecnológico e o conhecimento de natureza humanística e social, capaz de desenvolver projetos terapêuticos singulares, o que permite afirmar que o cuidar envolve o contato com o outro e a relação entre as pessoas.
O direito a saúde se concretizana quantidade de recursos e na sua adequada aplicação e sobretudo no gerenciamento de questões subjetivas. Esse fato se dirige para as ações, práticas e atitudes dos profissionais na dimensão relacional que tem como sentido o acolher, o respeitar e o tratamento digno tanto a criança como a sua família.
Nesse processo há dois elementos chave: a efetividade clinica e a efetividade das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o nutricionista na atenção básica de saude
  • Atenção básica a saúde
  • Atençao basica na saude
  • Atenção Básica de Vigilância na Saúde
  • Atenção primária na saúde básica
  • saúde coletiva
  • Atenção básica de saúde
  • Atenção Básica Saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!