Saúde coletiva

Páginas: 15 (3555 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Silicose


Quais os sintomas e danos a saúde?


Tosse, falta de ar, perda de peso. Doenças do tecido conjuntivo, incluindo artrite reumatoide, escleroderma (também chamada de esclerose sistêmica progressiva) e lúpus eritematoso sistêmico. Podendo assim, causar danos a saúde como: Câncer de pulmão; Fibrose massiva progressiva; Insuficiência respiratória; Tuberculose.

Como se contrai?



A sílicaé um cristal comum de ocorrência natural. É encontrada na maioria dos leitos de rocha e forma pó durante a mineração, escavação, construção de túneis e trabalho com minérios metálicos. A sílica é uma parte importante da areia, então as pessoas que trabalham com vidro e os jateadores de areia também estão expostos à sílica.

Existem três tipos de silicose:

Silicose crônica simples resulta daexposição por um longo período (mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. O pó de sílica causa inchaço nos pulmões e nos linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades para respirar. Essa é a forma mais comum de silicose.
Silicose acelerada - ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 15 anos). O inchaço dospulmões e os sintomas ocorrem mais rápido do que na silicose simples.
Silicose aguda - resulta da exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período. Os pulmões ficam muito inflamados e podem se encher de líquido, causando forte falta de ar e baixos níveis de oxigênio no sangue.

A fibrose massiva progressiva pode ocorrer na silicose simples ou na acelerada, mas é mais comum naforma acelerada. A fibrose massiva progressiva causa uma grave cicatrização do pulmão e destrói suas estruturas normais.

As pessoas que trabalham expostas ao pó de sílica estão em risco. Esses trabalhos incluem:

Fabricação de abrasivos
Fabricação de vidros
Mineração
Escavação
Construção de estradas e edifícios
Jateamento de areia
Corte de pedras

A exposição intensa à sílica pode causar a doença emum ano, mas, normalmente, são necessários de 10 a 15 anos de exposição para que os sintomas apareçam. A silicose se tornou menos comum desde que a OSHA (Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho dos Estados Unidos) criou normas exigindo a utilização de equipamento de proteção, o que limita a quantidade de pó de sílica inalada pelos trabalhadores.



Como se trata?



Não há um tratamentoespecífico para a silicose. A remoção da fonte de exposição à sílica é importante para evitar que a doença piore. Os tratamentos de apoio incluem medicamentos para tosse, broncodilatadores e oxigênio, caso sejam necessários. São prescritos antibióticos para infecções respiratória, caso sejam necessários.

O tratamento também inclui limitar a exposição a substâncias irritantes, deixar de fumar e realizaros testes cutâneos de tuberculose de rotina.

As pessoas com silicose têm maior risco de desenvolver tuberculose (TB). Acredita-se que a sílica interfira na reação imunológica do corpo à bactéria que causa TB. As pessoas com silicose devem realizar testes cutâneos para verificar a exposição à TB. Aquelas que tiverem um teste cutâneo positivo devem ser tratadas com drogas anti-TB. Qualqueralteração na aparência do raio-X do tórax pode ser um sinal de TB.

Os pacientes com silicose grave podem precisar de um transplante de pulmão.



O que pode ser feito para se prevenir?



Se você tem um trabalho de alto risco ou realiza uma atividade de lazer de alto risco, use máscaras contra poeira e não fume. Também pode ser necessário usar outros tipos de proteção recomendados pela OSHA, como umamáscara.





Saturnismo



Quais os sintomas e danos a saúde?


A intoxicação aguda pelo chumbo provoca, cefaleias agudas, paralisia motora, dores articulares, irritabilidade, neurites óticas, comportamento maníaco, distúrbios mentais gerais. Se não for corretamente tratado pode apresentar, ataxia, convulsões e até ocorrer morte.

A exposição crônica provoca anorexia, desconforto muscular,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • Saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • SAUDE COLETIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!