Saúde coletiva

Páginas: 6 (1258 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Cuidados com os Dentes
Nossa primeira dentição é formada a partir dos seis meses de idade, com os dentes de leite. Esses vão nascendo aos poucos, até a criança ter 20 desses dentes provisórios.

Os pais devem cuidar da boca do bebê, fazendo sua higienização, mesmo sem dentes. Após o nascimento dessas estruturas, devem incentivar o filho a escová-las.

A partir dos quatro anos, os dentes deleite vão sendo trocados por dentes definitivos. A dentição adulta tem até 32 dentes.
Os dentes rasgam, trituram e misturam os alimentos com a saliva, para que eles sejam aproveitados pelo nosso organismo, para saciar a fome e fornecer nutrientes.

Devemos escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo também o uso de fio dental. Com isso evitamos as cáries, asinflamações da gengiva e o mau hálito (bafo com mau cheiro).

Visitar um dentista também é importante, pois ele é o profissional que faz os tratamentos necessários, como limpeza profunda, aplicação de flúor, tratamento das cáries; e ensina como fazer a escovação correta.
Comer doce e beber refrigerante não é bom para os dentes, pois o açúcar desses alimentos fica armazenado na boca, atraindo asbactérias. Essas bactérias, ao se alimentarem dos resíduos que estão nos dentes, liberam substâncias capazes de corroer os dentes, ou seja: formar buracos neles. Tais buracos são chamados de cáries.
Ter cárie é muito ruim, pois o dente cariado dói, nos incomoda muito e pode ser completamente destruído. Por isso, nunca se esqueça dos cuidados que deve ter com os dentes!

Qual tipo de escova devousar e quando devo trocar?
A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.
Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeçada escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
Consulte seu dentista e peça uma orientação sobre a melhor escova para seu caso

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando ascerdas estiverem desgastadas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.


Como escovar os dentes?
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Passo 1: Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dosinferiores.
Passo 2: Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Passo 3: Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.









Porque escovar os dentes?

"Cárie" é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dosdentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.  
A placa bacteriana, trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente,endurece e forma o tártaro.
Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes

A língua

Órgão muscular que se situa na cavidade bucal dos animais vertebrados e que permite degustar, deglutir, mastigar e articular os sons que lhes são próprios.

Trata-se do órgão mais forte do corpo humano, com uma musculatura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • Saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • SAUDE COLETIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!