Saúde bucal

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2012
A importância da saúde bucal na infância

A saúde de uma maneira geral, em especial a saúde bucal, mudou muito nos últimos anos, e para melhor, principalmente no que diz respeito a prevenção, sendo esta prática comum a várias profissões. Entende-se que a prevenção só ocorre quando se educa e, desse modo, se torna um instrumento de transformação social. Em relação à odontologia, a cáriedentária, e particularmente a cárie precoce da infância, que tem uma etiologia e evolução conhecida, pode ser erradicada ou ter sua evolução controlada, ao se adotarem medidas educativas mais precocemente, através de um trabalho multidisciplinar e multiprofissional, envolvendo o odontopediatra, o pediatra e o enfermeiro materno-infantil. Sabe-se que a orientação de hábitos de higiene, a dieta ideal e ouso racional do flúor podem contribuir para a melhor situação da saúde bucal da criança.
Os cuidados com a higiene são fundamentais para a saúde bucal em todas as etapas da vida. Mais se feita desde bebe, ajuda a prevenir alguns problemas na fase adulta. Os cuidados devem ser iniciados antes mesmo que apareçam os primeiros dentes do bebê. Os pais devem higienizar a boca da criança com gazeumedecida, após o aleitamento ou uso da mamadeira, e principalmente antes de dormi. Ao aparecer os primeiros dentes a higiene deve ser feita por meio da escovação.

Como você pode ajuda seu filho a cuidar dos dentes e evitar cáries:

Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seuspróprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.
Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação deve conteruma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substânciasácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.
Para ajudar as crianças a proteger seus dentes e gengiva e para ajudá-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:
* Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa dascáries).

* Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.

* Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.

* Usar produtos quecontêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.

* Ir ao dentista para exames regulares.

O acompanhamento dos pais é muito importante para a saúde bucal das crianças. É necessário controlar a escovação dos seus filhos e levá-losregulamente ao cirurgião-dentista. Dessa maneira, é possível realizar um trabalho preventivo e evitar a perda precoce de dentes por problemas de cárie e doenças gengivais como gengivite e periodontite.
Manter os cuidados com os dentes desde cedo faz com as crianças dificilmente esqueça os conceitos básicos da higiene bucal e carregue a importância de cuidar da boca para o resto da vida.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde bucal
  • Saúde bucal
  • Saude bucal
  • Saude bucal
  • Saude bucal
  • Saúde Bucal
  • saude bucal
  • saude bucal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!