Saídas de emergência

Páginas: 14 (3429 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Introdução
Este trabalho visa o dimensionamento de sistemas de proteção contra incêndio e de gás, conforme as normas estudadas e as anotações de aula, realizada para um estudo mais aprofundado para clubes e danceterias da região.
Para isto foram feitos os cálculos de dimensionamento de saídas de emergência, realizado o preenchimento dos documentos de PPCI do CB, dimensionamento do sistema deproteção por extintores de incêndio,

Dimensionamento de Saídas de Emergência
De acordo com a NBR 9077, fizemos o dimensionamento da Sociedade Esportiva União Boa Vista em questão a fim de que a população possa abandoná-lo em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física, assim como permitir o fácil acesso de auxílio externo para o combate ao fogo e a retirada dapopulação, permitindo uma movimentação uniforme da massa, contabilizando as distâncias máximas a serem percorridas, as larguras das saídas e o número das mesmas. Para isso é necessário observar alguns requisitos como, por exemplo: as dimensões de uma pessoa, fixada na norma como 0,60 m e uma elipse de 0,276 m² aproximadamente. Deve-se observar também que nas saídas não se admite saliências de alizares,pilares e outros, assim como, portas que abrem para dentro das rotas de fuga devem ter ângulo de 180 graus, em seu movimento de abrir, com largura mínima de 1,20 m, de acordo com NR 23, e para o grupo F, que é o nosso caso, utilizar um mínimo de 1,65 (3 UP).
A Sociedade Esportiva União Boa Vista tem pé direito de 5,00 m, atendendo satisfatoriamente o exigido em norma, que é de 2,50 m. Diz na NBR9077, que todos os acessos devem ser sinalizados e iluminados (iluminação de emergência) no sentido de saída. A sinalização de saídas é obrigatória nos locais de reunião de público (salão e refeitório), mesmo quando não dotados de escadas. Os textos e símbolos de sinalização devem ter, de preferência, cor branca sobre o fundo verde- amarelado.
Consideramos que este Clube é da classe Y – medianaresistência ao fogo, pois possui a existência de salão maior que 125 m², além de que possui uma grande quantidade de portas amplas.
Abaixo temos as referências para o dimensionamento das saídas de emergência:
1. Tabela 1: Classificação das edificações quanto a sua ocupação:
Enquadra-se no Grupo: F com ocupação definida por: Locais de reunião de público, na Divisão: F-8, Locais para refeições;
2.Tabela 2: Classificação das edificações quanto à altura:
Enquadra-se no tipo K: Edificações Térreas, com altura contada entre o terreno circundante e piso da entrada igual ou inferior a 1 metro;
3. Tabela 3: Classificação das edificações quanto às suas dimensões em planta:
α - quanto à área do maior pavimento = P: de pequeno pavimento, pois sua área é de: 438,32 m²
γ – quanto à área total =T - edificações pequenas – 410,32 m² (sem contabilizar área dos abrigos)
4. Tabela 4: Classificação das edificações quanto às suas características construtivas:
Y – edificações com mediana resistência ao fogo com especificação como edificações com estrutura resistente ao fogo, mas com fácil propagação entre pavimentos;
5. Tabela 5 – Dados para o dimensionamento das saídas:
Uma pessoa por m² deárea – 410,32 – 51,36 (cozinha) x 1 = 358,96, ou seja, 359 pessoas + uma pessoa por 7 m² de área para a cozinha – 51,36 x 1/7 = 7,337, ou seja 8 pessoas, totalizando 359 + 8 = 367 pessoas.
Acesso e passagens e portas /100:
376/100 = 3,76 UP, logo se considera quatro unidades de passagem que totaliza 2,20 m, porém as portas não podem ser modificadas e estas possuem 1,92 m e estão em um númerode duas, totalizando 3, 84 m, atendendo ao mínimo da largura exigida.
Escadas e rampas / 75:
376/75 = 4,89 UP, logo se considera cinco unidades de passagem que totaliza 2,75 m, mesma que não haja escadas no projeto é importante saber a dimensão que esta deveria ter, caso fosse um item de complementação do projeto.
6. Tabela 6 – Distâncias máximas a serem percorridas:
Y – Sem chuveiro: para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saídas de Emergência
  • Saída de Emergência
  • saida de emergencia
  • saidas de emergenciA
  • Saída de emergências em hospitais
  • NPT 011 Saídas de Emergências
  • Combate a Incêndio (Saídas de Emergência)
  • Saidas de emergencia em edificios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!