Saída da ilusão de volta a realidade: Depois do carnaval

Páginas: 11 (2585 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Saída da ilusão de volta a realidade: Depois do carnaval
Danielle Vasconcelos Rodrigues (UEPB)

Resumo: O Depois do Carnaval, texto de Cecília Meireles expõe as ilusões vividas durante o carnaval, sendo a festa mais aguardada por grande parte da população, por ser nesse período que eles conseguem viver a fantasia de umpaís perfeito, afastados da realidade difícil de todos os dias. E é apenas nessa época que conseguem alcançar essa liberdade que é desejada o ano inteiro. O presente trabalho objetiva desenvolver uma analise critica referente à ilusão a qual muitos mergulham nesse período, e fazem com que assim eles deixem de lado as coisas que realmente importam. E a partir dessa analise verificar de que modoisso pode influir de forma negativa no nosso Brasil.
Palavras – chaves: Carnaval. Cecília Meireles. Ilusão. Realidade.
Abstracts: The after the Carnival, text of Cecilia Meireles exposes the illusions lived during the carnival, being the party more awaited by great part of the population, for being in that period that they get to live the fantasy of a perfect country, moved away of the realitydifficult of everyday. And it is just in that time that you/they get to reach that freedom that is wanted the whole year. The present work aims at to develop one analyzes criticizes regarding illusion which many dive in that period, and they do with that like this they leave aside the things that really matter. And starting from that it analyzes to verify that way that can influence in a negative wayon our Brazil.
Key words: Carnival. Cecilia Meireles. Illusion. Reality.
Introdução:
Mesmo tido sido escrito há tanto tempo, o texto de Cecília Meireles, se enquadra perfeitamente aos dias atuais, talvez ela não fizesse ideia do quanto ele se adaptaria a realidade a qual vivemos. Realidade que aprisiona e faz dos cidadãos de bem reféns do medo e da violência. Cidadãos que pagam seus impostosem dia, mas que não conseguem desfrutar de nenhum beneficio que venham decorridos a esses pagamentos.
Esse trabalho discute a respeito da valorização e da fuga da realidade que ocorrem no carnaval. Assim, nosso objetivo geral é analisar criticamente o que ocorre durante e após essa comemoração, e o objetivo especifico é fazer um aparato das consequências e de que modo isso pode afetar nodesenvolvimento do país. Inicialmente, analisamos a historia do carnaval e a sua evolução ate se tornar o que é hoje. Nesse contexto, propomos uma comparação entre os carnavais de diferentes épocas. Em seguida, analisamos os efeitos que podem surgir após o distanciamento de tantos dias da realidade.

1. De sua origem ate suas mudanças

Data-se que o carnaval chegou ao Brasil por meados do séculoXVII, no inicio da colonização e ele era conhecido como Entrudo— palavra que vem do latim introitus e que designa as solenidades litúrgicas da Quaresma — chegou aqui por influências dos colonizadores portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. O entrudo foi comemorado ate à primeira republica, e em nada se parecia com o carnaval de hoje, a não ser pelo fato de ser uma festa de caráterpopular. Era composto por diversos tipos de brincadeiras que não agradavam a todos, por ser a maioria de mau gosto. Essas brincadeiras eram bem quistas pela família real.
Nos anos de 1870 e 1890, o entrudo foi aos poucos sendo trocado pelos bailes em clubes e desfiles nas ruas, as fantasias eram influenciadas pelos modelos europeus da época. Mas seu fim foi breve por se tratar de uma festa muito carae nem todos apresentavam condições de frequentar. E foi a partir desse momento que o carnaval foi dividido entre dois tipos de festas: uma que era para os ricos e a outra para os mais pobres. E foi em 1928 que surgiu a primeira escola de samba, chamada de Estácio de Sá, recebeu esse nome por se tratar de uma escola que ensinava samba. E como foi dito pela Rosane Figueiredo, uma especialista em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ilusao ou realidade
  • Ilusão e realidade
  • RESENHA "Deus: ilusão ou realidade"
  • Magia: ilusão real ou realidade ilusória
  • Democracia no Brasil: Realidade ou apenas uma ilusão
  • ilusao
  • Ilusão
  • ilusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!