Sóror mariana

Páginas: 4 (934 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS
PANORAMA DA LITERATURA PORTUGUESA
PROFESSOR: CAMILA BYLAARDT VOLKER

Cartas portuguesas

2012

Fiama Lourane Lima do NascimentoCartas Portuguesas

Resenha crítica apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Panorama da Literatura Portuguesa, pelo curso de Letras Português da Universidade Federal doAcre, ministrada pela professora Camila Bylaardt Volker.

2012

Cartas Portuguesas
ALCOFORADO, Sóror Mariana. Cartas Portuguesas.
Sóror Mariana Alcoforado nasceu em 22 de abril de 1640 nacidade de Beja em Portugal. Filha do Fidalgo Francisco da Costa Alcoforado e Dona Leonor Mendes. Ainda criança foi levada ao mosteiro de Nossa Senhora da Conceição no dia 2 de janeiro de 1651. Mariana sedestacava pela esperteza e bem rápido aprendeu a ler e escrever, por esse motivo se tornou auxiliar a escriva do convento. Em 1656, com apenas 16 anos professou como freira. Sóror é considerada aautora das cinco Cartas Portuguesas dirigidas a Noel Bouton de Chamilly nasceu em 06 de abril de 1636, natural de Borgona, Conde de Saint-Léger, oficial francês que chegou a Portugal, na cidade de Beja em1666, e lutou em solo português sob as ordens do Conde Frederico de Schomberg, durante a Guerra da Restauração. A sua obra Cartas Portuguesas tornou-se um marco na história literária, não só dePortugal, mas do universo e repercute até os dias atuais, pois se trata de um lindo sentimento amoroso e ao mesmo tempo melancólico.
As cartas na verdade não é um gênero literário, é apenas um gênerotextual. Também chamada de epistolografia, à metodologia de escrever epístolas ou maneiras registradas de escritas para um destinatário tem sido vastamente empregado na literatura ao longo dos anos.
Oromantismo através das cartas possui grande tradição na literatura portuguesa, cuja obra evidente é as ditas Cartas Portuguesas relacionadas à freira Sóror Mariana Alcoforado que através das epístolas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mariana
  • Mariana
  • MARIANA
  • Mariana
  • mariana
  • Mariana
  • Mariana A
  • mariana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!