Sólidos e fluidos

Páginas: 7 (1618 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
 Sólidos e fluidos
Sólidos:
O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos, isto é, a matéria resiste à deformação. Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima. Na fase sólida da matéria, os átomos têmuma ordenação espacial fixa, mas uma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética, até os átomos do sólido mais rígido movem-se ligeiramente, num movimento "invisível”. Os sólidos quando submetidos a altas temperaturas, passam para a fase líquida quando alcançam o ponto de fusão, que é variável dependendo do material e através da sublimação é possível que passem direto para a fase de vapor.Propriedades dos sólidos
Os sólidos possuem algumas características:
Fragilidade: O sólido frágil rompe-se com facilidade sem antes deformar-se e uma de suas características é romper bruscamente, a fragilidade também é o oposto da ductilidade.
Exemplo: O grafite é um material frágil.
Dureza: O sólido duro apresenta resistência a ter sua superfície riscada. A dureza pode ser medida pela Escalade Mohs.
Exemplo: As pedras preciosas são materiais de grande dureza.
Resistência: O sólido resistente é capaz de suportar a ação de forças intensas sem romper-se.
Exemplo: O ferro e outros metais são materiais resistentes a esforços externos.
Elasticidade: O sólido elástico deforma-se e recupera a forma original quando a força que produziu a deformação é retirada.
Exemplo: A borracha é ummaterial elástico.
Flexibilidade: O sólido flexível dobra-se sem romper-se.
Exemplo: Algodão, lã, náilon e outras fibras têxteis são materiais flexíveis.
Ductilidade: O sólido dúctil estende-se com facilidade, formando fios. A ductilidade é o oposto da fragilidade.
Exemplo: O ouro é bastante dúctil.

Os sólidos são classificados em cristalinos ou amorfos
Materiais cujos constituintes sãodispostos em um padrão regular são conhecidos como cristais.
Nos sólidos cristalinos, as partículas (átomos, moléculas ou íons) estão em um padrão de regularidade ordenada, repetitivas. Há muitas estruturas cristalinas diferentes, e da mesma substância pode ter mais de uma estrutura (ou fase sólida), por exemplo, o gelo tem quinze estruturas cristalinas conhecidas, ou quinze fases sólidas, queexistem em várias temperaturas e pressões.
A classificação dos sólidos cristalinos
Sólidos cristalinos iônicos: Nos sólidos iônicos a rede cristalina é formada por íons positivos e negativos. Os sólidos iônicos são geralmente duros, frágeis e têm um elevado ponto de fusão. Os exemplos deste tipo de sólidos são o cloreto de sódio e o cloreto de césio.
Sólidos cristalinos covalentes: Nos sólidoscovalentes ocorre o compartilhamento de pares de elétrons de valência entre os átomos, formando ligações covalentes. Um exemplo típico deste tipo de sólidos é o diamante.
Sólidos cristalinos moleculares: Esses sólidos são constituídos por moléculas apolares, ou seja, os elétrons encontram-se emparelhados e não formam ligações covalentes, suas moléculas estão ligadas pelas forças de Van der Waals.Sólidos cristalinos metálicos: São formados a partir de átomos com alguns elétrons fracamente ligados nas camadas mais externas, que passam a se mover por todo o sólido. Os sólidos metálicos também são opacos.
Sólidos amorfos
São aqueles não possuem uma ordenação interna uniforme, carecem de uma rede de cristalização, aliás, sua estrutura interior se assemelha mais aos líquidos, com disposiçãointerna em grande parte aleatória. Os sólidos amorfos são, por exemplo, os plásticos, os vidros, os sabões, as parafinas e muitos outros compostos orgânicos e inorgânicos.
Dilatação térmica dos sólidos
A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dinâmica dos Sólidos e Fluidos
  • Verificando a densidade de fluidos e sólidos
  • Fisica mecanicas dos solidos e fluidos
  • Mecanica solidos fluidos
  • A unificação da mecânica dos sólidos e fluidos na mecânica dos meios contínuos
  • Fluidos
  • Fluidos
  • Fluidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!